Seguranças do campus participam de projeto de inclusão tecnológica

10/07/2009 08h27 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h54
Seguranças da Servipa na aula de informática

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

A partir de uma iniciativa de quem que deseja crescer profissionalmente surgem grandes projetos. Foi assim que Jamilson Santos, funcionário da Servipa, firma de segurança que presta serviços à Ufal, conversou com o professor Alejandro Frery do Laboratório de Computação Científica e Análise, localizado no centro de Pesquisas em Matemática Computacional, levando a idéia de implantar o curso de Alfabetização Tecnológica para os seguranças.

O professor Frery inscreveu a proposta no edital de projetos de extensão do Mec, e embora não tenha sido selecionado, iniciou as aulas no dia 26 de maio, que acontecem de acordo com o horário disponível dos alunos. No curso, os seguranças aprendem introdução a internet, edição de documentos e serviços da Google.

Jamilson Santos, interessado em aprender os benefícios da internet como ferramenta para o trabalho, diz que as aulas estão sendo muito proveitosas. Entre as ferramentas que os alunos estão aprendendo a usar, está o Google mapas, que pode ajudar os seguranças a localizar as diferentes áreas onde eles são convocados a trabalhar na cidade.

“Fiz um curso na área, mas senti que não me qualifiquei tanto quanto queria. Pedi ao professor Alejandro, que com toda sua boa vontade conseguiu reunir estudantes também interessados a nos ajudar, hoje somos duas turmas de 10 pessoas cada”, enfatiza Santos. Ele ressalta ainda que se não fosse esse projeto, não teria condições financeiras para realizar outro curso como este.

A turma tem um clima diferente dos cursos populares, ou seja, uma aula entre amigos é bem mais aprazível, segundo a concepção dos alunos, que ficam mais a vontade para esclarecer as duvidas. O curso de extensão é reconhecido pela Pró-reitoria de Extensão da Ufal, e tanto os monitores quanto os alunos do curso recebem certificado no final do curso.

Os alunos de graduação e de doutorado do curso de Ciência da Computação e o professor Frery são voluntários. As turmas são divididas entre os horários, 17h50 às 19h10 e 18h50 às 20h10.