Projeto de Comunicação consolida acesso à informação científica

13/07/2009 08h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h55
Recepção aos feras do campus Arapiraca no início do ano

A expansão da Universidade Federal de Alagoas para o interior, com a implantação do primeiro campus na região Agreste, fez crescer o raio de ação da Assessoria de Comunicação, que, para dinamizar as atividades nessa área, implantou, em fevereiro deste ano, o Projeto Agentes de Comunicação, com ações na sede Arapiraca e nos pólos de Viçosa, Penedo e Palmeira dos Índios.

Segundo a jornalista Diana Monteiro, coordenadora do projeto, os “Agentes de Comunicação” estão em pleno desenvolvimento e se consolidam como elo de ligação com a comunidade acadêmica. “Promovemos a comunicação interna, tornando efetivo o fluxo de informação e atingindo assim o objetivo maior, que é a divulgação da produção científica”, ressalta ela.

Durante esse primeiro semestre, a comunidade de uma forma geral, passou a conhecer melhor as ações dos cursos de graduação implantados no Campus Arapiraca,  que tem destacado a Ufal nos cenários alagoano, regional e nacional em diversos estudos científicos.

A comunidade também começou a conhecer a importância do Pólo Penedo, com os cursos de Turismo e Engenharia de Pesca, para o desenvolvimento da região do Baixo São Francisco. Os inúmeros projetos em desenvolvimento têm consolidado este pólo no interior como vetor de crescimento do Estado de Alagoas.

Vale ressaltar que, por conta das ações do Pólo Penedo, Maceió sediou o I Encontro Internacional na área de Turismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano, envolvendo a Universidade de Girona, na Espanha. O Projeto levou também ao conhecimento da sociedade que funcionará no campus do interior o primeiro Laboratório de Análise Bromatológica e Genética de Peixe, espaço de pesquisa científica que refletirá na economia local, com a geração de emprego e renda.

A articulação do Pólo Palmeira dos Índios, com os cursos de Psicologia e Serviço Social, com a comunidade, para a promoção de eventos direcionados a inclusão social e a realização de pesquisas voltadas para o desenvolvimento local, também vêm sendo destacadas pelo Projeto Agentes de Comunicação.

A presença da Ufal em Viçosa, com o curso de Medicina Veterinária, foi também destaque nesse primeiro semestre no site da Ufal e na mídia local Através do Projeto Agentes de Comunicação, estudos científicos para o desenvolvimento do município vêm sendo acompanhados pela sociedade. Através das ações desse pólo a comunidade local vem conhecendo a importância da universidade no interior e sabendo também qual o real papel do profissional médico veterinário.

Ainda em fase inicial, ressalta Diana Monteiro, o Projeto Agentes de Comunicação vem se constituindo em um aliado importante às ações e políticas de comunicação da universidade integrando-se às rotinas que consolidam o crescimento não só quantitativo, mas, também, qualitativo, colocando em prática o slogan “Inclusão, Expansão e Inovação.

Acompanhado o calendário acadêmico, as ações do Projeto Agentes de Comunicação, com novas visitas ao Campus do Agreste e seus pólos, serão reiniciadas em agosto, integrando-se naturalmente à rotina da Assessoria de Comunicação, que já se prepara para implantá-lo a partir de 2010 no Campus do Sertão.