Museu Théo Brandão é selecionado no prêmio Darcy Ribeiro

23/07/2009 09h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h57
Escola Down visita o Museu

O projeto “Todos os Sentidos: Arte e Inclusão” do Museu Théo Brandão foi selecionado, através do Prêmio “Darcy Ribeiro 2009”, para publicação em revista a ser editada pelo Instituto Brasileiro de Museus.

O Prêmio Darcy Ribeiro tem por objetivo incentivar e premiar as práticas relacionadas à ação educativa em museus. As três primeiras colocadas instituições museológicas serão premiadas em dinheiro. Além destas, os vinte projetos mais bem pontuados serão contemplados com publicação em revista especializada.

O Museu Théo Brandão desenvolve o projeto “Todos os Sentidos: Arte e Inclusão” desde julho de 2008. Através do projeto, grupos de pessoas com diferentes tipos de deficiência têm acesso ao acervo de cultura popular do Museu. Várias instituições que trabalham com portadores de deficiência já visitaram o Théo Brandão, caso da Adefal, Pestalozzi, Escola de Cegos Ciro Acioly e Família Down. Além das visitas guiadas, os convidados especiais participam de oficinas de pintura, dança e artesanato, como por exemplo, a confecção de chapéus de guerreiro. As aulas são oferecidas gratuitamente por artistas locais.

Outros prêmios

O projeto “Todos os Sentidos: Arte e Inclusão”, coordenado e idealizado pela diretora do Museu Théo Brandão, Leda Almeida, também foi tema de uma reportagem premiada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional). A reportagem, de autoria das jornalistas Alessandra Vieira e Jacqueline Batista, foi publicada em “O Jornal”, em novembro do ano passado. Leia mais sobre o prêmio do Iphan.