Curso de Direito da Ufal se destaca no Exame da Ordem

30/07/2009 08h54 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h58
Elaine Pimentel, coordenadora da Graudação em Direito

Lenilda Luna - jornalista

Esta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil divulgou o resultado do exame nacional 2009, obrigatório para que o advogado possa atuar na profissão com o credenciamento da entidade representativa. Em Alagoas, a lista de aprovados da OAB é de 202. Destes, 57 são alunos recém formados pela Ufal, da turma de 2008. Isso significa que os formandos do curso de Direito da Ufal representam 28,2% dos aprovados em geral.

Para a coordenadora da graduação em Direito da Ufal, Elaine Pimentel, esta aprovação indica a qualidade do curso oferecido pela Universidade Federal de Alagoas. “Nossos formandos tem se destacado em concursos e no Exame da Ordem, o que revela a qualidade da formação que oferecemos na Ufal”, diz a coordenadora.

Elaine Pimentel destaca como fundamentais para a formação de um bom advogado uma sólida base teórica e uma prática jurídica que possa orientar a ação profissional. “Nossos alunos, além de boas referências teóricas, contam com o escritório modelo de práticas jurídicas, onde podem atuar na Vara de Família e no Juizado, vivenciando muitas situações com as quais vão se deparar no cotidiano profissional”, explica Elaine.

Aluna nota dez

Além de aprovar um bom percentual de formandos no Exame da Ordem, o único dez entre os candidatos em Alagoas foi de uma aluna da Ufal. Cristiane Vieira Batista de Nazaré também se formou na turma de 2008 e conseguiu tirar a nota máxima na segunda etapa da prova.

Estágios

Os alunos da Ufal começam a se destacar ainda durante a graduação, ressalta Elaine. “Nas seleções de estágio, temos tido uma boa quantidade de alunos aprovados. São estágios disputados, em órgãos como Defensoria Pública, Advocacia Geral da União e em escritórios de advocacia”, relata a coordenadora. “Esta semana foi divulgado o resultado da seleção da Justiça Federal em Alagoas. Das 25 vagas oferecidas, 22 foram preenchidas por alunos da Ufal”, comemora  Elaine.

Mestrado

O Mestrado em Direito da Ufal também tem absorvido vários formandos. “Antes mesmo de concluir a graduação, alguns alunos se candidatam para o mestrado na área. Nessa última turma, das quinze vagas abertas, cinco concluintes foram aprovados”, ressalta a coordenadora da graduação.