Contas da Ufal são aprovadas pela CGU


27/07/2009 11h54 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h57
Francisco Monteiro explica a importância dessa certificação

Francisco Monteiro explica a importância dessa certificação

Diana Monteiro - jornalista

A Controladoria Geral da União aprovou as contas e a gestão da Ufal relativas ao exercício de 2008 e destacou na certificação, que é o documento oficial da regularidade da gestão, que a universidade atingiu plenamente os objetivos propostos.

Segundo o secretário de controle interno da Controladoria Geral da instituição, Francisco Monteiro, no documento assinado pelos ministros da Educação e da Controladoria Geral da União,  está a constatação de que todos os indicadores do universo analisado atenderam aos critérios de qualidade e confiabilidade.

A CGU também concluiu que os indicadores existentes são suficientes para tomadas de decisões gerenciais. Francisco Monteiro diz que, para a aprovação das contas, são feitas análises minuciosas na execução do orçamento, na prática de pagamentos, na gestão financeira e orçamentária e no que se refere ao respeito à legislação vigente. “São analisados também, os resultados alcançados pela Ufal no planejamento de sua programação relativa aos objetivos institucionais”, enfatiza.

Investimento

A aprovação das contas e da gestão pela CGU representa mais um salto qualitativo da instituição, que tem recebido, nesses últimos cinco anos, investimentos na expansão, reestruturação e contratação de pessoal.

Em 2003, início da primeira gestão da reitora Ana Dayse, os recursos orçamentários eram de 174 milhões, 278 mil e 990 reais. “Em 2008, o orçamento da Ufal foi de 327 milhões, 941 mil e 171 reais, recebendo um incremento de mais de 80 por cento, aplicados na área de recursos humanos, infraestrutura, capacitação e a expansão para o interior”,  afirma o secretário.

Francisco complementa dizendo que a aprovação das contas e da gestão, referente a 2008, possibilita avaliar a crescente melhoria da gestão, tendo como elemento as recomendações de procedimentos da CGU, que no exercício de 2003 foram superiores a 100 itens e atualmente se restringem a menos de uma dezena.

Professores e dedicação exclusiva

 Francisco informa que coube também à Ufal, por solicitação da CGU, cumprindo determinação do TCU, fazer o levantamento e o acompanhamento da situação de 55 professores que apresentam índices de irregularidades no exercício da dedicação exclusiva. “É preciso destacar que o papel da Controladoria da instituição é assessorar a reitora antecipando fatos que possam ser prejudiciais à instituição”, explica o secretário.

Na programação de controle da CGU para o exercício atual, constam as visitas dos analistas, neste segundo semestre, objetivando também, verificar o cumprimento da oferta acadêmica por parte dos docentes. A equipe da CGU estará acompanhando as atividades de 2009 da Ufal a partir de setembro próximo.