Conferência Mundial de Educação Superior 2009

O presidente da Andifes, reitor Alan Barbiero, está em Paris para participar da Conferência Mundial de Educação Superior.

07/07/2009 13h05 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h54

O papel que a América Latina e Caribe desempenharão no evento internacional foi definido depois de um ano de deliberações, reuniões e declarações realizadas em diferentes partes do continente. A Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2008), celebrada em Cartagena de Indias, Colômbia, durante junho de 2008 foi o encontro que estabeleceu as bases para adotar a posição comum desta região perante o vindouro encontro mundial.

Como parte da agenda do evento, temas como a Educação Superior e os desafios mundiais, responsabilidade social e a situação na África serão debatidos, como também será dado um espaço à internacionalização; acesso, equidade e qualidade; aprendizagem, investigação e inovação. Ao finalizar a CMES 2009, será firmado um acordo internacional que recomendará ações para assegurar que a Educação Superior e a investigação tenham um papel estratégico na criação e intercâmbio de conhecimentos para um futuro mais sustentável, integrador e desenvolvido.

O Diretor Geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, abriu a Conferência, no dia 5 de julho. Junto com ele, o representante do Governo da França; Sua Excelência Danilo Türk, Presidente da Eslovênia; a Dra. Jill Biden, Segunda Dama dos Estados Unidos; Sua Excelência Nahas Angula, Primeiro Ministro da Namíbia; Sua Excelência Pearlette Louisy, Governadora Geral de Santa Lucía e Ángel Gurría, Secretário Geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), darão as palavras de boas-vindas. Também assistirão Ministros de Educação e Vice-ministros de Educação e Educação Superior de todas as regiões do mundo, acompanhados de especialistas internacionais e representantes do setor privado.

Segundo o Compêndio de Mundial da Educação 2009, publicado pelo Instituto de Estatísticas da Unesco, em apenas sete anos, 51.7 milhões de novos estudantes suplementares se matricularam ao redor do mundo e 2.8 milhões deles o fizeram fora de seus países de origem.

Dez anos depois da Primeira Conferência Mundial de Educação Superior em 1998, os participantes da Conferência de 2009 reafirmarão o papel da Educação Superior no cumprimento dos desafios globais  desde a erradicação da pobreza até o desenvolvimento sustentável  enquanto examinam estratégias para melhorar o acesso, a equidade e a qualidade.

Transmissão ao vivo

A Conferência será transmitida ao vivo pela internet, nos links:

Áudio e video em Inglês: http://unesco.streamakaci.com/directAV2.asx 

Áudio e vídeo em Francês: http://unesco.streamakaci.com/directAV3.asx 

Áudio em Inglês: http://unesco.streamakaci.com/directAUD2.asx  

Áudio em Francês: http://unesco.streamakaci.com/directAUD3.asx

Para ver o programa completo da conferência, clique em: http://www.unesco.org/es/wche2009/