Banco de Leite do HU está com estoque em situação crítica

01/07/2009 09h09 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h53
Estoque de leite materno está muito abaixo do que é necessário

Assessoria HU com colaboração de Pauliana Greyce

Preocupada com a situação crítica do estoque do Banco de Leite do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, a coordenadora do setor, Rosângela Simões, faz um apelo às mães para aumentar o número de doação. Nos últimos meses as doações e, conseqüentemente, a quantidade de leite no estoque vem diminuindo significativamente. Para alimentar os bebês da UTI Neonatal e UCI do hospital com o leite materno seria necessário enviar aos setores 6 litros por dia, mas o Banco só tem oferecido cerca de 1,8 litro diariamente.

A baixa coleta faz com que o leite seja direcionado prioritariamente para os bebês de alto risco da UTI, já que a necessidade para eles é maior em relação aos internados na UCI. Quando a quantidade de leite doado não é suficiente, como está ocorrendo agora, os recém-nascidos passam a receber leite em industrializado para completar a alimentação.

O leite materno é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de uma criança saudável, pois possui os nutrientes necessários para o fortalecimento do seu sistema imunológico. Infelizmente muitas mães estão impedidas de alimentar os filhos ao peito por problemas de saúde ou por fazer uso de medicamentos, daí a importância da doação. A falta de conhecimento sobre o processo de doação do leite é um dos motivos que levam à queda no número de doações.

De acordo com Rosângela Simões, os funcionários do Banco de Leite do HU orientam e estimulam a amamentação e doação de leite materno junto às pacientes da maternidade. “O procedimento é simples, contanto que se tenha cuidados na coleta do leite, como a utilização de máscaras (que pode ser um pano limpo ou uma fralda) e toucas; a higienização das mãos e utilização de vidros esterelizados com tampa plástica para armazenar o leite, procurando sempre colocar esses recipientes em locais arejados” esclarece a coordenadora.

O leite coletado em casa deve ser conservado em geladeira ou freezer até no máximo 10 dias, antes de ser enviado ao Banco de Leite. Esse leite tem validade de 15 dias e precisa passar pelo processo de pasteurização e de controle de qualidade para poder ser encaminhado aos bebês internados na UTI e UCI do hospital.

O Hospital Universitário tem um convênio com o Corpo de Bombeiros que facilita a doação das mães em potencial, já que o funcionário fica encarregado de fazer coleta na residência da doadora e até mesmo levar os fracos esterelizados quando solicitado. Para tanto, basta pedir o suporte do bombeiro pelo telefone 3322-3717. No hospital, as coletas são realizadas de segunda a sexta. É importante ressaltar que a doação é um ato simples, sem riscos e que ajuda a salvar vidas.