Teatro, exposição e debates marcam Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2009 13h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h49
Solenidade de abertura do Dia Mundial do Meio Ambiente

Diana Monteiro – jornalista

Uma apresentação teatral, denominada de “De Olho em Você”, apresentada por um grupo de alunos do curso de Teatro da Ufal, marcou na manhã desta sexta-feira, 5, a solenidade de abertura do Dia Mundial de Meio Ambiente, no auditório da Reitoria, promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Além de palestras, também integrou a programação uma exposição do Museu de História Natural, enfocando a temática “Peixes do Litoral Alagoano”, no hall da Reitoria.

A solenidade, presidida pelo vice-reitor Eurico Lôbo, teve como tema central “Desafios da Educação Ambiental”, sob a coordenação da professora Nélia Callado. Dentro da temática, ocorreram as palestras “A problemática dos resíduos para o meio ambiente”, com a mestranda Keila Adiene Guimarães; “Água e desenvolvimento sustentável”, com o professor Valmir Pedrosa; e “Reflorestamento”, com o engenheiro-agrônomo Marcos Antônio Dantas.

Ter cuidado com o meio ambiente – disse o vice-reitor Eurico Lôbo – é ter cuidado com a nossa vida, acrescentando que há a necessidade urgente de todos nós atuarmos de forma efetiva como agentes multiplicadores da ação ambiental.  “Não é admissível que em pleno século XXI ainda tenhamos que fazer referências a fatos que ocorrem rotineiramente de agressão ambiental, como por exemplo, jogar papel e copos plásticos no chão. Daí, a urgência de se desenvolver políticas de natureza social e econômica para a preservação ao meio ambiente”, enfatizou Eurico.

Integraram a mesa de abertura, além do vice-reitor, a coordenadora do evento Marilda Melo, os pró-reitores em exercício João Paulo Fonseca (Progep), Fátima Albuquerque (Proest) e José Roberto Santos (Proex). Ainda, a diretora do Instituto de Geografia e Meio Ambiente, Silvana Quintella e Gabriel Campana, representando o superintendente da Slum, Fernando Baracho.

O professor José Roberto falou da necessidade de se desenvolver mais projetos na Ufal sobre Meio Ambiente, que é uma das áreas temáticas das atividades de extensão da Proex. Fátima Albuquerque disse que o papel da Ufal é provocar a discussão e que a mudança de cultura só existe quando se ativa os agentes. João Paulo reforçou essa afirmação, falando do recente curso sobre “Programa de Gerenciamento de Resíduos”, promovido pela Progep.

A coordenadora Marilda Melo falou da importante parceria da Proex, Edufal e Sintufal, para a concretização do evento, ressaltando que falar sobre o meio ambiente é sempre um desafio. “Pensar meio ambiente é pensar na própria vida. Temos que dar à natureza o direito à vida”, enfatizou Silvana Quintella.

O representante da Slum, Gabriel Campana, fez uma retrospectiva sobre a luta pela preservação ambiental, citando a década de 60, com o início da preocupação com o meio ambiente; a década de 70, com o estabelecimento da legislação ambiental e controle ambiental; e a década de 90, preocupação com a qualidade de vida. “Atualmente, o meio empresarial tem consciência de que investir em meio ambiente não é desperdício; ao contrário, proporciona retorno financeiro”, disse Gabriel.

A programação teve continuidade, na parte da tarde, com oficinas no Restaurante Universitário sobre fabricação de sabão, a partir do óleo de cozinha saturado, e fabricação de papel reciclado.