Seminário expõe políticas de intercâmbio internacional na Educação Superior

16/06/2009 10h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h51
Reitor da Universidade de Coimbra (Portugal), Fernando Seabra Santos, que fará a conferência de abertura

“Receberemos em Alagoas nomes de destaque no campo da internacionalização do ensino superior e, por isso, esperamos a presença maciça de estudantes, professores e gestores de faculdades e universidades alagoanas em nosso seminário”, esta é a expectativa do professor José Niraldo de Farias, assessor internacional da Ufal .

O II Seminário de Internacionalização será realizado na próxima segunda-feira, 22 de junho, a partir as 8h30, no auditório da Reitoria. É um evento gratuito e contará com carga horária de 8 horas. As inscrições serão feitas no local. O objetivo do seminário é discutir iniciativas de cooperação e intercâmbio internacional realizadas pela Universidade, apontando potencialidades e possibilidades de atuação nesta área.

“Teremos, inclusive, a presença de nossos alunos do interior, uma vez que estudantes do Campus Arapiraca e de seus Pólos também participam de ações de cooperação e intercâmbio internacional”, afirma José Niraldo de Farias.

Também estão convidados professores, alunos e dirigentes de instituições públicas, como Uneal, IF-AL e Uncisal, além de representantes de faculdades privadas, envolvidos com a cooperação internacional e universitária.

Palestrantes discutem internacionalização da educação superior

O II Seminário de Internacionalização vai ter a presença do reitor da Universidade de Coimbra (Portugal), Fernando Seabra Santos, que proferirá a conferência de abertura sobre “O Papel da Universidade de Coimbra nas Relações Internacionais Brasil-Europa”.

A vice-reitora de relações internacionais da Universidade portuguesa também estará em Alagoas. Cristina Maria da Silva Robalo Cordeiro falará sobre o “Processo de Bolonha e as Novas Alternativas para a Educação Superior: Desafios e Perspectivas". Firmado em 1999, por quinze países da Europa, o Processo de Bolonha prevê a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior.

O evento conta, na parte da tarde, com a mesa redonda “Estratégias de Internacionalização das Universidades Brasileiras”. Participam dessa mesa, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão de Relações Internacionais da Andifes, Carlos Alexandre Netto, além do reitor da Universidade Federal da Bahia e presidente da Associação Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras, Naomar Monteiro de Almeida Filho.

Na mesa redonda de encerramento do II Seminário de Internacionalização da Ufal, o tema em debate será “Perspectivas de Internacionalização do Ensino Superior”. Entre os debatedores estão: Eduardo Magalhães, assessor internacional do Governo do Estado de Alagoas; o coordenador do Grupo Tordesilhas no Brasil, Airton Young, o assessor de intercâmbio internacional da Ufal, José Niraldo Farias, e Rossana Valéria de Souza e Silva, assessora especial da Comissão de Relações Internacionais da Andifes.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (82) 3214 1005 ou pelo e-mail assessoria-asi@ufal.br.