Professora da Esenfar defende tese de doutorado na Espanha

Maria Graça Leopardi Gonçalves, farmacêutica e professora da Universidade Federal de Alagoas, defendeu tese de doutorado, na Universidade de Granada, Espanha

08/06/2009 09h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h50
Defesa da tese na Universidade de Granada

A tese discorreu sobre os “Resultados Negativos associados a Medicação como Causa de Consulta de Emergência em Clínica Médica na Unidade de Emergência Armando Lages em Maceió-Alagoas-Brasil”. O trabalho foi orientado pelas professoras doutoras Maria Isabel Baena, Maria Jose Faus e pelo professor doutor  Fernando Martínez.

As principais conclusões do trabalho são: seis em cada dez visitas à Clínica Médica estavam relacionadas com o resultado negativo associado ao uso de medicamentos; os problemas de Saúde mais frequentes relacionados aos resultados negativos do uso de medicamentos foram as enfermidades circulatórias e os medicamentos que mais causaram atendimentos de emergência foram os agentes cardiovasculares.

Segundo a pesquisa, a maioria das visitas relacionadas aos medicamentos são previsíveis na farmacoterapia utilizada e poderiam ter sido evitadas.

Veja mais informações no site.