Pesquisadores da Universidade do Porto visitam a Ufal nesta quinta

03/06/2009 09h05 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h49
Colóquio Literatura e Utopia

A Faculdade de Letras e o Programa de Pós-Graduação em Letras e Literatura receberão hoje, 4, a visita dos professores Fátima Vieira e Jorge Bastos da Silva, da Universidade do Porto, que virão proferir palestras no Colóquio sobre Utopismos Portugueses e ter encontros com o grupo de pesquisa Literatura e Utopia. O Colóquio acontece no auditório da Biblioteca Central, a partir das 15h. A visita foi organizada pelo grupo de pesquisa Literatura e Utopia, coordenado pela professora Ildney Cavalcanti.

Fátima Vieira

Nasceu no Porto em 1964. É Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona desde 1986. Tendo defendido a sua dissertação de doutoramento em 1998 sobre a obra de William Morris e a tradição de literatura utópica inglesa, Fátima Vieira especializou-se na área dos estudos sobre a utopia. É atualmente diretora do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, presidente da Utopian Studies Society/Europe, coordenadora de dois projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e diretora da coleção "Biblioteca das Utopias" da editora Quasi, bem como de dois periódicos eletrônicos.

Como docente, tem trabalhado essencialmente na área da Cultura Inglesa, tanto na graduação como na pós-graduação.

Fátima Vieira é também membro do Instituto de Estudos Ingleses da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, integrando, desde a sua fundação, a equipe de investigadores que se têm vindo a dedicar à tradução e estudo da obra de Shakespeare. No âmbito deste projeto de investigação publicou já "A Tempestade" (2001) e "Como Vos Aprouver" (2208); entre 2004 e 2006 participou, como docente, num curso intensivo na área dos estudos shakespearianos realizado na Universidade de Ferrara (Itália), dirigido a um público de alunos europeus. Tem organizado e participado em muitos colóquios nacionais e internacionais, sendo autora de múltiplos artigos na área dos estudos da utopia, dos estudos culturais e dos estudos shakespeareanos. Tem assumido igualmente a responsabilidade da organização de vários volumes de ensaios nestas áreas de estudo.

Jorge Bastos da Silva

Jorge Bastos da Silva é docente do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde tem leccionado disciplinas das áreas da Literatura Inglesa, da Cultura Inglesa e dos Estudos sobre a Utopia. Tem realizado trabalhos naquelas áreas, assim como na área dos Estudos de Tradução e das relações culturais entre Portugal e o Reino Unido.

É autor de "O Véu do Templo – Contributo para uma topologia romântica" (1999) e de "Utopias de Cordel e Textos Afins – Uma antologia" (2004). Com Fátima Vieira, organizou os volumes "Desígnios Augustanos – Estudos sobre a Rainha Ana de Inglaterra e a sua época" (2003) e "George Orwell: Perspectivas Contemporâneas" (2005). Encontra-se a elaborar uma dissertação de doutoramento centrada na literatura inglesa da segunda metade do século XVII e do primeiro quartel do século XVIII.