Novos servidores são recebidos com dinâmicas e orientações profissionais

25/06/2009 12h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h53
Reitora, entre os Pró-reitores de Extensão, Eduardo Lyra, e de Gestão de Pessoas, Sílvia Cardeal

O ingresso do técnico-administrativo e do docente na Ufal tem sido acompanhado por alguns eventos de participação obrigatória com o objetivo de proporcionar análises e discussões importantes para o exercício profissional.

Nesta terça-feira, 7, e na quarta-feira, 8, estão participando, durante todo o dia, no auditório do Csau, todos os técnicos-administrativos e docentes que tomaram posse desde setembro de 2008 até as últimas nomeações realizadas este ano. Além das dinâmicas e palestras, os servidores têm acesso a um panorama dos diversos setores da Universidade e de como funcionam.

Na abertura do programa de inserção do novo servidor, a reitora Ana Dayse Dorea apresentou a nova realidade e os novos compromissos vividos pela Ufal. "Em três anos, a Ufal renovou o quadro de docentes em 41%, por isso a necessidade de ter um momento de inserção na vida acadêmica", destacou a reitora. Já o quadro de técnicos-administrativos foi renovado em 6%, segundo a reitora.

Em sua apresentação, a reitora destacou ainda os desafios atuais das Universidades e como a Ufal se situa nesse contexto. Alguns dados foram colocados pela reitora para ilustrar o crescimento da universidade: são 23 unidades acadêmicas (incluindo os campi Maceió, Arapiraca e Sertão), 1164 professores efetivos, 74 professores substitutos, 1474 técnicos-administrativos, quase 20 mil alunos ( entre cursos presenciais e a distância), 3.562 pesquisadores (entre professores, alunos e técnicos) e 216 grupos de pesquisa. "Estes dois últimos dados revelam o crescimento da pesquisa na Ufal e são um grande salto de qualidade", afirmou a reitora.

A reitora apresentou também o orçamento da Universidade, que atualmente chega a R$31 milhões para investimento. Outro dado importante destacado pela reitora foi a titulação do quadro docente. "Hoje temos mais de 50% dos professores com títulos de mestres e doutores", disse Ana Dayse.

A reitora concluiu convocando os novos servidores a se engajarem nos projetos da Universidade, que, segundo ela, têm um papel importante no desenvolvimento de um Estado que ainda é marcado por indicadores socias e econômicos bastante negativos. "A Ufal tem o compromisso de superar essa situação de exclusão social", ressaltou a reitora.

A pró-reitora de Graduação, Graça Tavares, frisou a importância do questionamento dentro do âmbito da relação entre professor e aluno, o que possibilita o esclarecimento do aluno e a precisa preparação do professor. Discorrendo ainda sobre os princípios da educação superior, Graça Tavares falou sobre a necessidade da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, como forma de incetivar os novos docentes a usarem todas as ferrramentas oferecidas pela Universidade.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, respondeu a algumas dúvidas dos novos docentes. Ressaltou a relevância da institucionalização dos grupos de pesquisa. “É importante para Universidade que haja grupos densos e não muitos grupos”, ressalta Tonholo.

Os servidores receberam também esclarecimentos e informações sobre participação em programas, projetos e serviços disponíveis tanto para o técnico-administrativo quanto para o docente, através das Pró-reitorias e outras áreas da instituição. O evento conta com a presença de todos os pró-reitores e dirigentes de entidades ou serviços considerados essenciais ao servidor, utilizando a metodologia da Roda de Conversa.

Para os docentes do Campus Maceió, haverá ainda outro momento de capacitação, a ser realizado no período de 9 a 15 de julho. Os docentes vão participar do curso "Trabalhando os processos de aprendizagem" que terá duas turmas, sendo uma no horário da manhã (8h às 12h) e outra no horário da tarde (14h às 18h), e será realizado no 1º andar da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).