Edufal fecha parceria com o Google

08/06/2009 10h54 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h50

A Editora da Ufal formalizou parceria com a ferramenta de pesquisas na Internet, Google, para cadastrar os livros editados pela Universidade, facilitando a localização de dados sobre as publicações pelos usuários da rede.

Apesar de todos os benefícios na difusão cultural dessa parceria, a Edufal vai preservar os dados dos livros cujos autores não desejarem fazer parte do banco de dados do Google. Portanto, os autores que desejarem ser incluídos no programa, devem passar na Edufal para assinar uma autorização, até 30 de junho. Mais informações sobre Pesquisa de Livros do Google, pode ser conferidas no site.

Agilidade na busca

Todos os dias, milhares de pessoas utilizam o Google para pesquisar sobre vários assuntos. Mas os livros disponíveis na internet podem ainda ser difíceis de encontrar. Muitas vezes, é necessário saber o título, nome do autor, ou alguma outra pista para encontrar um livro que se queira adquirir. A Pesquisa de Livros do Google veio para mudar isso. Trata-se de um programa internacional de vendas e marketing que inclui os livros cadastrados nos resultados da pesquisa.

Quando um livro é submetido ao Programa de parceiros, o conteúdo é indexado pelo Google. Sempre que alguém utilizar a Pesquisa de Livros do Google e colocar palavras e frases que estejam em qualquer parte do livro, eles aparecerão nos resultados de pesquisa. Os livros também podem aparecer na Pesquisa do Google quando tiverem informações relevantes à pesquisa realizada.

Os futuros consumidores poderão examinar páginas de amostra dos livros indexados, como se estivessem folheando em uma livraria. Se gostarem do que viram, eles poderão seguir os links e efetuar a compra, diretamente no site da editora, ou mesmo em revendedoras on-line conhecidas.

Conteúdo protegido

Quando um livro é digitalizado como parte do Programa para parceiros, a editora decide o quanto do livro será disponibilizado como amostra, o que equivale a 20% do conteúdo. Serão disponibilizadas apenas informações bibliográficas básicas sobre os livros. Em alguns casos, também serão disponibilizados alguns trechos do livro, apenas duas ou três frases em torno do termo pesquisado.

Para proteger os livros, as funções de impressão e de cópia das imagens estarão desativadas em todas as páginas de Pesquisa de Livros do Google. Todos os livros do Catálogo Edufal serão hospedados nos servidores do Google e protegidos pela mesma segurança dos dados.