Departamento de Administração de Pessoal reflete o crescimento da Universidade

03/06/2009 09h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h49
Wellington Pereira, Silvia Cardeal, pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, a reitora Ana Dayse e o vice-reitor, Eurico Lôbo

Diana Monteiro – jornalista

O crescimento da Universidade Federal de Alagoas, marcado principalmente pelo Programa de Expansão para o interior do Estado, vem fazendo com que todos os setores administrativos busquem uma maior estrutura e dinamismo de suas atividades, voltadas para a comunidade universitária.

Dentre os setores que vêm registrando uma considerável alta na demanda de serviços, destaca-se o Departamento de Administração de Pessoal (Dap). Desde 2008, o departamento  já contabilizou, entre nomeações e posses, 141 novos servidores técnicos-administrativos e 287 docentes, além do atendimento de mais de 35 mil expedientes, dentre processos e ofícios.

São registrados diariamente cerca de 180 atendimentos no Dap. Atualmente, 4.500 pessoas do quadro de pessoal se utilizam dos serviços prestados por esse departamento administrativo.  Subordinado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), o Dap tem como competência planejar, superintender, coordenar, executar e responder por todas as matérias relacionadas com a administração de pessoal da Ufal.

À frente da direção geral do Departamento, há um ano, o técnico-administrativo Wellington da Silva Pereira diz que o empenho e a dedicação da equipe, junto ao apoio que o setor vem recebendo da atual gestão da Ufal, são os fatores responsáveis pelo dinamismo das atividades que vem tendo o reconhecimento daqueles que procuram  os serviços.

Para ilustrar o quanto tem crescido a procura dos serviços do setor, o diretor informa que, de 2008 até agora, o Dap concedeu 1.873 progressões aos técnicos-administrativos e 428 aos docentes, 92 abonos de permanência, 103 aposentadorias e 25 pensões, dentre outras demandas solicitadas pelos servidores, o que significa a elaboração de 3.300 portarias pela instituição.

“Durante esse período, a Secretaria Jurídica realizou 555 pareceres, 540 despachos e 137 notas técnicas, e as duas auditorias realizadas pela Controladoria Regional da União-AL, determinada pelo TCU, estão com resultados parciais muito satisfatórios. Sabemos o quanto o nosso trabalho é uma contribuição importante na prestação de contas da Ufal, cujo relatório tem como avaliador o TCU”, complementa Wellington.

Investimento

Para o bom atendimento aos servidores da Ufal, a gestão atual fez um importante investimento no setor, contemplando-o com adequação do espaço físico, mobília, equipamentos e capacitação de pessoal. A nova estruturação física possibilita uma maior integração entre os 32 servidores efetivos que compõem a equipe do Dap, além de bolsistas. “Sem dúvida, essa nova ambientação do espaço tem proporcionado uma maior interação da equipe e quem principalmente sai ganhando é a comunidade que utiliza os nossos serviços”, diz Wellington.

Para o diretor Wellington Pereira, que está na Ufal há 17anos, desde o início no Dap, a visão que a pró-reitora Sílvia Cardeal e sua equipe têm sobre a área de recursos humanos vem incrementando as ações do setor. O Departamento se configura também como campo de estágio para alunos da graduação. “São 14 alunos bolsistas, oriundos, principalmente, dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, e é uma satisfação estarmos contribuindo com a formação acadêmica desses alunos”, diz o diretor.

Inovando as atividades, o Dap tem dentre os bolsistas uma aluna do curso de Relações Públicas responsável pelo Boletim Informativo do Departamento, que teve primeiro número lançado no último mês de maio. “O nosso objetivo é ampliar as ações de comunicação e contamos com a parceria da Ascom, que fará o acompanhamento desse trabalho”, explica Wellington.

Comemoração

Para marcar esse primeiro ano de trabalho de saldos bastante positivos, os servidores do Dap promoveram, na última sexta-feira, 29, uma comemoração que contou com a participação da reitora Ana Dayse, do vice-reitor Eurico Lôbo e da pró-reitora Sílvia Cardeal.

Emocionado, Wellington disse que estar na direção do Dap vem sendo um desafio, enfatizando o empenho de todos. O vice-reitor Eurico Lôbo ressaltou o espírito coletivo de trabalho existente entre os servidores do Departamento e da própria humanização do setor com os investimentos feitos, importantes na agilidade dos serviços prestados à comunidade. A pró-reitora Sílvia Cardeal falou do empenho dos servidores para cumprir com suas tarefas, reconhecendo a dedicação de todos que fazem o Dap. “O resultado do empenho de vocês motivou essa comemoração de hoje”, disse Sílvia.

A reitora Ana Dayse enfatizou que a Ufal cresceu muito, gerando, consequentemente, o crescimento da demanda de serviços administrativos. “O que vemos aqui hoje é a satisfação e harmonia de todos que estão participando dessa comemoração. Esse momento de descontração e de alegria é importante também na rotina deste setor. Parabenizo a todos pela colaboração diária na construção e no crescimento deste patrimônio da sociedade, que é a Universidade Federal de Alagoas”, enfatizou Ana Dayse.