Agronomia de Arapiraca desenvolve projeto na área de agroecologia

15/06/2009 08h51 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h51

Diana Monteiro – jornalista

Em pleno desenvolvimento no povoado de Bom Jardim, localizado no município de Arapiraca, o projeto “Substrato Alternativo para produção de mudas de hortaliças agroecológicas”, sob a coordenação do professor Valdevan Rosendo, dos cursos de Agronomia e de Zootecnia do Campus do Agreste.

Com o objetivo de criar um substrato alternativo ao comercializado para a produção das mudas de alface, brócolis e pimentão, o projeto vem se desenvolvendo na Unidade Produtora de Hortaliças em Sistema Agroecológico, de produtores da cooperativa Terra Agreste.

O estudo científico visa principalmente contribuir com o desenvolvimento sócio-econômico dos produtores da região do Agreste que têm no cultivo das hortaliças agroecológicas, o principal ou único meio de subsistência.

“O substrato comercial utilizado pelos produtores na região é o Bioplant, que contém resíduos de nutrientes minerais sintéticos. Isto impossibilita a certificação dos produtos como agroecológicos, prejudicando a comercialização por não atender às exigências determinadas pelos órgãos ou entidades certificadoras”, diz Valdevan.

Etapas

O professor Valdevan Rosendo explica que, nessa primeira etapa, os estudos vêm  utilizando produtos ou matérias orgânicas disponíveis naquela região, tais como raspa e folhagens de mandioca, capim elefante, cinzas de casa de farinha e MB4, que é uma rocha moída rica em nutrientes minerais exigidos para as plantas.

Segundo o professor, o material pesquisado resulta da mistura dos produtos orgânicos e é colocado em camadas ou pilhas para a compostagem. “É nessa fase onde há a decomposição desse material pela ação dos microorganismos num período de 90 a 120 dias”, enfatiza Valdevan.

O professor acrescenta que, efetivada a compostagem, é adicionado o fosfato natural de gaftsa (rocha moída rica em fósforo e micronutrientes).  Daí é feita a separação dos substratos em bandejas de isopor onde são semeadas sementes das hortaliças.

“A experiência entrará, então, na fase de avaliação e constataremos se o material utilizado substituirá de forma semelhante, o substrato comercial. A partir dessa experiência desenvolveremos estudos para cada vez mais aprimorarmos o substrato utilizado nas hortaliças”, diz o professor Valdevan.

Aprovado pelo Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Bitec), o projeto tem financiamento do CNPq, envolve a Universidade Federal de Alagoas e o Sebrae, conta com a participação de dez estudantes do curso de Agronomia e será concluído no final do ano. A pesquisa tem gerado trabalhos de conclusão de cursos e resultará na publicação de artigos científicos.

O professor Valdevan Rosendo integra o corpo docente do Campus Arapiraca desde abril deste ano e é mestre em Produção Vegetal. Alagoano, de Boca da Mata, o professor fez toda a formação acadêmica na Ufal e, quando aluno do curso de Agronomia, morou na Residência Universitária. Os projetos que vêm coordenando na área de agricultura têm como foco contribuir com desenvolvimento sócio-econômico da região Agreste de Alagoas.