Ufal retornou às aulas nesta quinta

26/05/2009 16h45 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h47
Os equipamentos tiveram que ser suspensos para não serem atingidos pela água no Cos

Avanny Oliveira - estagiária de Jornalismo

Nesta quinta-feira, 28 de maio, a Ufal retornou com as atividades acadêmicas normalmente. A reitora Ana Dayse Dorea, esteve reunida na tarde de quarta-feira, 27, com o Pró-reitor de Gestão Institucional, professor João Carlos Barbirato, e com engenheiros da Superintendência de Infra-estrutura da Ufal (Sinfra), para discutir ações e providências imediatas, de médio e longo prazo em relação aos prédios atingidos pela chuva de terça-feira, a fim de que não aconteçam mais transtornos com as próximas chuvas previstas.

Segundo o professor Barbirato, em uma hora e meia choveu o equivalente há um mês. “O muro que caiu, ficou fragilizado devido às fortes chuvas e o dique virou uma espécie de barragem, mas as providências já estão sendo tomadas”, afirma o pró-reitor. O professor reforça ainda que em 2004 aconteceu uma cheia parecida, mas, dessa vez,  todas as águas que fazem caminho desde o aeroporto até a Coca-cola, foram desviadas para a Ufal, devido à queda do muro. A quarta-feira, 27, foi marcada pela limpeza das salas e pelos consertos e reparações de equipamentos.

Aulas suspensas por causa da chuva

A direção da Universidade Federal de Alagoas decidiu suspender as aulas na quarta, 27, nos três horários, no Campus A. C. Simões, no Tabuleiro do Martins, devido aos grandes prejuízos causados pela inundação. Equipes da Sinfra estão realizando limpeza e reparos nas salas e prédios mais afetados para que na quinta-feira as aulas voltem ao normal.

A forte chuva da última terça-feira, 26, rompeu parte do muro que circunda o Campus, trazendo toda a água da área do aeroporto para o interior da universidade. Assim que começaram a aparecer os problemas, como o alagamento dos prédios mais baixos, a exemplo do Restaurante Universitario, do Núcleo de Desenvolvimento Infantil e do Departamento de Comunicação Social, que ficaram completamente alagados, a reitora solicitou a ajuda do Secretário de Segurança, Paulo Rubim, que acionou o Corpo de Bombeiros para fazer uma inspeção da situação, acompanhado pela equipe de infra-estrutura da Ufal.

A reitora percorreu o campus para acompanhar as providências ainda na terça, 27. “Estamos agindo preventivamente para proteger a comunidade acadêmica que está com dificuldade de acesso ao bairro do Tabuleiro e ao Campus”, disse a reitora Ana Dayse Dorea.

Veja vídeo sobre as fortes chuvas na parte alta da cidade.