Ubes apóia proposta da Ufal para ingresso ao ensino superior

25/05/2009 08h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h46
Estudantes secundaristas acompanharam o Consuni

Diana Monteiro – jornalista

A proposta da Universidade Federal de Alagoas, que vai migrar gradualmente para a nova proposta de acesso à universidade, aderindo totalmente ao novo Enem a partir de 2012,  tem o apoio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), no Estado.

O estudante Lindinaldo de Freitas Alencar, diretor da Ubes, durante a reunião do Conselho Universitário (Consuni), disse que os secundaristas já vinham  lutando pelo fim  do atual modelo de Vestibular. Ele considera como positivos os subsídios  para a construção de um Sistema Nacional de Educação.

Por maioria dos votos, o Conselho Universitário (Consuni), aprovou, na noite de quinta-feira passada, 21, o parecer da Câmara  Acadêmica da Ufal, que já contempla, este ano,  a extinção do PSS 1 e a utilização do Enem para preenchimento de vagas  remanescentes. “Reconhecemos o empenho da Ufal para possibilitar à sociedade alagoana o acesso ao ensino superior público e de qualidade“, disse Lindinaldo.

Segundo o estudante, a Ufal não pode ficar fora do Enem e deve construir aos poucos um modelo que resulte numa inclusão social ainda maior, com o apoio da Ubes. “Esta também é uma luta da nossa entidade”, complementou  Lindinaldo, que é estudante do 2º ano do ensino médio, do Instituto  Federal de  Alagoas (Ifal).

A reunião do Consuni contou com a participação de representantes de estudantes secundaristas da capital e do município de Arapiraca, com faixas pedindo o fim do Vestibular atual. “Estamos aqui porque damos total apoio ao novo modelo do Enem”, disse a estudante Vanessa Correia, da Escola Alternativa de Arapiraca.

Na oportunidade, a reitora enfatizou que a decisão tomada pelo consuni de adotar o novo Enem não diz  respeito apenas à Ufal, mas também à sociedade alagoana,  que estava  ansiosa para  saber  se a instituição iria aprovar o Sistema de Seleção Unificado. “Agora, os estudantes do ensino médio podem se preparar com calma para o novo sistema, já que ele será adotado por etapas, para não prejudicar quem iniciou o ciclo do PSS”, disse a reitora.

Reflexão

Para chegar à deliberação no Conselho Universitário, foram travadas tanto discussões internas, como externas.  Externamente, foram ouvidos o Conselho Estadual de Educação, diretores das Escolas de Nível Médio e lideranças do Movimento Estudantil do Nível Médio.

“A Ufal travou essa discussão com muita responsabilidade. A instituição amadureceu o suficiente para ter seu processo unificado aprovado. A cada ano será feito um processo avaliativo por uma comissão”, diz a reitora.

A reitora ponderou também que o processo iniciado com a aprovação do parecer da Câmara Acadêmica não encerra a discussão. “Muito pelo contrário, o trabalho a ser  realizado pela comissão de avaliação  proporcionará  um debate contínuo para que as melhorias na qualidade do acesso ao ensino superior da Ufal integrem um Sistema de Seleção Unificado que  realmente atenda aos anseios  da sociedade alagoana”, disse a reitora Ana Dayse.

Veja as universidades que já aderiram ao novo Enem.