Projeto inscreve estudantes para incentivar doação de sangue

29/05/2009 08h01 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h47

Estudantes de todos os cursos de graduação da Ufal, interessados em participar do projeto de extensão “Doação em Ação: Formação de Agentes Multiplicadores, podem se inscrever até amanhã, sábado, 30 de maio, das 8h às 11h, na sala da Proex, na seleção para trabalhar entre os meses de maio e dezembro no próprio hospital. O projeto é uma iniciativa do Banco de Sangue do HU para incentivar o aumento de doadores de sangue voluntários na comunidade.

A carga horária total do projeto é de 100h. Os “multiplicadores” – alunos selecionados – terão como incumbência, além de outras atividades ligadas ao projeto, incentivar a doação de sangue junto aos colegas universitários. Os doadores de sangue são elementos primordiais para que o hemocentro funcione levando vida a quem mais precisa. Segundo coordenadores do projeto, casos isolados de emergência ou doença que levam a necessidade de transfusão, são de fato um problema individual, mas não podem ser tidos desta forma para a comunidade e o Poder Público, pois de antemão todos vemos diariamente ocorrerem acidentes de trânsito, trabalho, crimes, violências e cirurgias, os quais levam aos hemocentros a necessidade de possuírem freqüentemente doares de sangue.

Doadores

O Banco de Sangue necessita de um estoque razoável, para ser utilizado em casos urgentes, onde não há tempo para se esperar os doadores. Estes devem ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 quilos. Para doar sangue não é preciso estar em jejum, basta repouso anterior de 6 horas, não fumar nas duas horas que antecedem a doação e não ingerir bebida alcoólica nas 24 horas anteriores. Quem se torna doador voluntário ou permanente, adquire informações que provocam o desenvolvimento da consciência e da preservação da saúde através da redução dos riscos de exposição às doenças.