Parceria possibilita cursos à distância para servidores

A Rede de Colaboração e Aprendizagem das Ifes é composta pela Ufal e outras cinco instituições federais e será lançada em setembro próximo, na Conferência Nacional de Dirigentes de Pessoal

27/05/2009 12h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h47
Mesa de solenidade do evento

Rose Ferreira – jornalista e Madalena Fernandes - estagiária

Entre os dias 14 e 15 de maio, foi realizada a III Reunião de Colaboração e Aprendizagem das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), no Museu Théo Brandão. A reunião teve como objetivo definir uma agenda comum de trabalho entre a Ufal, UFRJ, UFRN, UFS, Ufpa e Ufba, que integram a Rede de Colaboração e Aprendizagem das Ifes.

A Rede visa oferecer cursos de capacitação à distância para os servidores e tem a Ufal como coordenadora financeira, além de responsável por desenvolver as regras para adesão ao programa. Segundo o coordenador de Processos Seletivos da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), João Paulo Fonseca, “essa é uma oportunidade que a Universidade tem de estar à frente dos processos de modernização do trabalho no cenário nacional e de poder oferecer aos servidores mais uma opção de se capacitarem utilizando os benefícios da Educação a Distância”.

Esta nova possibilidade proporcionará maior comodidade aos servidores, já que eles poderão ter acesso a diversos cursos – tanto da Ufal, quanto de outras universidades –, a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, por serem on-line, os cursos disponibilizam tutores para esclarecimento de dúvidas.

A Rede será lançada no mês de setembro durante a realização da Conferência Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), em Salvador. Na ocasião, quatro cursos serão ofertados e a Ufal será representada pela professora Maria Aparecida Viana, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied).

“O projeto conta com o total apoio da Reitora Ana Dayse; ela é uma incentivadora da Educação a Distância”, destaca João Paulo Fonseca.