Nutricionistas promovem hábitos saudáveis entre crianças

05/05/2009 09h04 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Crianças aprendem sobre alimentação

Lenilda Luna - jornalista

As nutricionistas do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) estão desenvolvendo o projeto “Educação Nutricional como estratégia para promoção de hábitos alimentares saudáveis em crianças e professores”, com atividades durante todo este ano.

A proposta surgiu com a preocupação de orientar a alimentação mais adequada, já que as crianças estão apresentando problemas cada vez mais cedo. “Com a mudança no perfil nutricional decorrente de hábitos alimentares inadequados, problemas como obesidade, dislipidemias, diabetes, hipertensão, dificuldades de aprendizagem, anemia e hipovitaminoses, vêm aumentando na população em todas as faixas etárias, inclusive entre crianças em idade pré-escolar”, justificam as nutricionistas.

As nutricionistas dizem ainda que estes hábitos inadequados são corrigidos mais facilmente durante o período de formação. “Ações de educação nutricional iniciadas precocemente podem contribuir para a incorporação de hábitos saudáveis, que se estenderão para a vida adulta, prevenindo doenças relacionadas à má alimentação” explica Renata Pereira, coordenadora da equipe de Nutrição.

A escola é considerada como um ambiente propício para a aplicação de programas de educação em saúde, porque é um espaço físico e emocional voltado para o aprendizado, por isso, Renata destaca a importância da participação do professor nas ações educativas em nutrição. “O projeto prevê, além da capacitação do pessoal da cozinha, a integração do professor nas atividades educacionais e oficinas práticas com os alunos, para que eles possam vivenciar de forma lúdica o preparo de pratos saborosos e nutritivos”, explica a nutricionista.

O desenvolvimento do projeto inclui orientações aos profissionais sobre cuidados com alimentação, nutrição e higiene na infância, o debate desses temas na rotina de sala de aula, atividades lúdicas e ações educativas envolvendo alimento saudável para as crianças e discussão com os pais sobre a importância da boa nutrição na infância e papel da família neste processo.

No início do projeto, os profissionais do NDI foram capacitados sobre os temas mais relevantes de nutrição e alimentação através de palestras, dinâmicas de grupo e oficinas. “Além disso, os temas de alimentação e nutrição são abordados em sala de aula, com atividades que envolvam aprendizagem e em momentos de descontração, como jogos e brincadeiras em grupo. As crianças participam de oficinas de manipulação, cultivo de horta, avaliação do crescimento, elaboração de receitas e apresentações teatrais, com auxílio dos educadores, nutricionistas e estagiários”, diz Renata.

A aceitação alimentar das crianças também é avaliada periodicamente. Os pais e responsáveis são convidados a acompanhar o projeto, avaliando a importância para a saúde infantil. “Com a realização do projeto, espera-se que as crianças desenvolvam uma relação positiva entre alimentação e seu contexto psicossocial, contribuindo para um comportamento alimentar favorável na infância, para que ela possa atuar como agente de transformação no ambiente familiar e sociedade,” ressalta a coordenadora da Nutrição. O projeto contribui também para que ocorra redução do desperdício no NDI, já que existe uma orientação para melhor aproveitamento e manipulação correta dos alimentos.