Livro sobre Maternidade na Adolescência será lançado na Semana de Enfermagem

04/05/2009 16h07 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Na programação, o lançamento do livro. Veja convite em anexo

Jacqueline Freire – estagiária de Jornalismo

Enfermagem vale a vida. Este é o tema da 70ª Semana Brasileira de Enfermagem, que acontece entre os dias 14 e 16 de maio, no auditório da Seune, no bairro do Farol. A profissão, que tem como premissa maior “cuidar”, comemora este ano mais um dia dedicado ao profissional da Enfermagem, trabalhando os cuidados com a vida em seus aspectos físicos, mentais e sociais. “Durante esta semana, vamos refletir sobre a importância do cuidar e da profissão: quanto a gente fez, faz e poderá fazer na contribuição do resgate a vida”, diz a diretora de Enfermagem do Hospital Universitário da Ufal, Lindinalva Freitas.

O evento é organizado em conjunto entre a Associação Brasileira de Enfermagem – AL e o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, a fim de que todos os profissionais e estudantes possam participar como uma grande equipe, em uma comemoração única para todo o Estado. Lindinalva Freitas conta que, no HU, a data será lembrada efusivamente, para que todos se congratulem e entendam a importância da profissão. “Venho acompanhando o desenvolvimento da Enfermagem desde o início da minha carreira aqui em Alagoas e tenho a satisfação de ver que a profissão vem crescendo a cada dia, dando passos mais largos, tanto no crescimento numérico quanto qualitativo”, diz a enfermeira.

Para ela, o crescimento na quantidade de profissionais que se formam em enfermagem demonstra os resultados de uma formação mais qualificada e uma profissão reconhecida. Isso se reflete também na qualidade dos serviços prestados pelas equipes de enfermagem em todo o Estado, já que profissionais buscam mais as especializações, cursos de mestrado e doutorado. “Tudo isso contribui para que a Enfermagem de hoje seja mais sólida e galgue seu lugar ao sol”, completa Lindinalva.

Lançamento de livro

Durante a Semana, será lançado o livro Maternidade na Adolescência: entre o sonho e a realidade, publicado pela Edufal, de autoria das professoras de Enfermagem da Ufal, Ruth Cizino e Ana Maria de Almeida. o Lançamento será no dia 16 de maio, 11 horas, no auditório da Seune.

A Enfermagem alagoana

Lindinalva Freitas diz ainda que as perspectivas para os estudantes que querem adentrar no campo do cuidar são as melhores possíveis. “Vemos uma enfermagem com grandes perspectivas de crescimento em todos os sentidos, tanto no mercado de trabalho, quanto no reconhecimento da sociedade, que hoje já sabe a importância do papel dos profissionais, fruto de um bom trabalho ao longo dos anos”, avalia.