Hoje a comunidade acadêmica debate redução de acidentes no trânsito

25/05/2009 07h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h46

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

O Núcleo de Saúde Pública e as Pró-reitorias Estudantil e de Extensão realizam nesta terça, 26, às 8h, no auditório da Biblioteca Central, uma reunião que dará continuidade às atividades da Comissão Permanente para Redução de Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito da Ufal.

Em seguida, haverá apresentação da proposta de criação do Comitê de Trânsito, feita por Eloy Yanes Martim; apresentação do movimento na Universidade, por Rejane Rocha; debate sobre o panorama alagoano, coordenado pelo médico José Arnaldo Devitz Rocha, do Hospital Geral do Estado; e uma exposição sobre criança segura, feita pelo médico Cláudio Fernando Rodrigues Soriano. O debate vai continuar com as apresentações das integrantes da equipe do Detran: Walquiria Amorim, coordenadora de educação; Audijane Medeiros, assistente social; e Ariana Araújo, que vai falar sobre comportamento seguro no trânsito.

“O principal objetivo dessa reunião é instalar na Ufal uma comissão institucionalmente voltada para o assunto”, enfatiza Rejane Rocha, representante da Ufal no comitê. As atividades visam envolver alunos do Caic, a creche, alunos da Ufal e comunidades vizinhas ao campus.

As atividades vão continuar voltadas para o jovem motorista, principalmente estudantes universitários. No dia 9 de junho, será realizada uma apresentação teatral nas salas de aulas contando com atores do Detran. “A conscientização e a sensibilização são o nosso enfoque”, finaliza Rejane Rocha.

Os trabalhos foram iniciados em 2007, onde houve diversas atividades relacionadas com o tema e realizado o 1º Fórum Alagoano Sobre Trânsito e Qualidade de Vida, cuja proposta é desenvolver atividades nas instituições. Esta será a terceira reunião ampliada. Estarão presentes diversos representantes do HGE, das polícias civil e militar, da equipe do Detran, entre outras entidades públicas, além de representantes dos cursos da universidade, pró-reitorias e Centros Acadêmicos.