Grupo de estudos espíritas se reúne às quintas na Ufal

22/05/2009 10h47 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h46
Grupo de Estudos Espíritas da Ufal

Jacqueline Freire - jornalista

Fundado em janeiro de 2008, o Grupo de Estudos Espíritas Universitário de Alagoas reúne interessados em aprender e discutir sobre a doutrina espírita todas as quintas-feiras, das 17h às 18h30, na sala 106 do bloco ICBS, no Campus A. C. Simões (atrás do Csau). O objetivo é propiciar, no ambiente universitário, uma oportunidade para que espíritas ou simpatizantes, aprofundem seus estudos sobre a doutrina espírita.

Fundadora do grupo, a estudante de Biologia, Clarissa França, conta que a idéia surgiu, a exemplo de grupos católicos e evangélicos que se reúnem na Universidade, para abrir espaço aos temas do espiritismo. “Pesquisei na internet e vi que já existiam outros grupos como o GEEU em outras universidades brasileiras, mas não em Alagoas. Comuniquei a idéia aos meus amigos Daniel Japiassú e Paula Marroquim, que prontamente se disponibilizaram para a tarefa de fundar o grupo”, explica Clarissa.

Atualmente, o GEEU conta com a participação efetiva de cinco integrantes, mas está aberto a novos participantes. “Em 2008, chegamos a ter 14 participantes. Um dos problemas enfrentados pelo grupo está justamente na divulgação, pois já afixamos nossos cartazes diversas vezes nos murais da Ufal, mas eles tem sido arrancados sistematicamente. Acreditamos que isso se dá, em parte, pelo preconceito que muitas pessoas tem com relação ao espiritismo”, ressalta a estudante.

Clarissa afirma ainda que um dos grandes pontos positivos do grupo tem sido a amizade que surge a partir das reuniões. “Tivemos momentos muito prazerosos desde 2008 e até então”, revela. Qualquer pessoa que deseje participar do grupo com boa vontade e disposição em aprender mais sobre a doutrina espírita será muito bem vinda. O GEEU não se destina apenas a acadêmicos.

As reuniões do GEEU alternam as atividades da seguinte forma: em uma semana se estuda o Livro dos Espíritos, codificado por Allan Kardec, e na outra semana faz-se uma atividade diversificada, que pode ser um vídeo-debate, leitura e discussão de algum texto ou outra metodologia que o coordenador deseje aplicar. “Antes de começarmos as atividades, sempre iniciamos as reuniões com a ‘Boa Nova da Semana’, onde cada um deverá contar o que lhe aconteceu de bom desde a última reunião; em seguida fazemos a leitura de uma mensagem de preparação de ambiente e depois a prece inicial”, finaliza.

Quem quiser conhecer mais as atividades do GEEU, pode entrar em contato através do blog (www.geeu-al.blogspot.com) ou da comunidade no orkut. Mais informações: geeual@gmail.com

Leia também: Participação do GEEU-AL no III Congresso Universitário de Saúde, Ciência e Espiritualidade