Estudantes de Computação recebem menção honrosa em evento regional

14/05/2009 08h53 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h44
Professor Alejandro Frery e alunos que receberam a menção honrosa

Rose Ferreira – jornalista

O Centro de Pesquisas em Matemática Computacional (CPMAT) representou a Ufal na IX Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (Erbase), realizada entre os dias 04 e 08 de maio, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus-BA.

O evento científico, destinado a alunos de Computação, em graduação, visa a atualização e divulgação do potencial dos futuros profissionais da região Bahia, Alagoas e Sergipe, através de minicursos, laboratórios, palestras e sessões técnicas.

Uma das principais sessões técnicas do evento é o workshop de trabalhos de iniciação científica de graduação, onde os estudantes podem avaliar suas produções e tomar conhecimento sobre o que as outras universidades estão pesquisando.

Ainda nesse workshop, os alunos do 5º período de Ciências da Computação Phillipe, Evellyn e Tamer Cavalcante, juntamente com seus orientadores Alejandro Frery e Heitor Ramos, receberam menção honrosa pelo artigo “Estendendo a capacidade de um simulador de redes de sensores sem fio”, que está em anexo logo abaixo. O artigo faz parte do desenvolvimento do doutorado do profº. Heitor Ramos, na UFMG, e ainda se desdobrará em outras produções, tendo em vista essa área ser promissora e relevante.

Pela segunda vez consecutiva, o professor Alejandro Frery, do Instituto de Computação, foi um dos palestrantes com o tema “Orientador de iniciação científica: manual de uso e conservação”.

“Para mim, o mais interessante da Escola é o compartilhamento de experiências e a parte prática que temos nos laboratórios”, diz Evellyn Cavalcante. Já para Phillipe Cavalcante, o melhor é a oportunidade de comparar os trabalhos e aperfeiçoá-los.

Em 2010, a X Erbase está confirmada para se realizar em Maceió, ainda sem data definida.