Estudante de Administração ganha prêmios no Empretec

22/05/2009 10h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h46
Adeilto Ferreira exibe uma das canetas de premiação

Lívia Santana – estagiária de Jornalismo

Adeilto Ferreira de Lima, aluno do 4º ano de Administração da Ufal, não só participou na semana de 11 a 16 de maio do Empretec, como trouxe consigo os três prêmios que o seminário oferece.

O Empretec  é um seminário que tem por objetivo desenvolver nos participantes características de comportamentos empreendedores. O programa foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando o fortalecimento dessas características empreendedoras. O participante primeiro identifica seu potencial empreendedor e verifica quais são seus pontos fortes e fracos.

O seminário é executado em seis dias consecutivos, totalizando 60h; exige dedicação exclusiva dos participantes, pois é ministrado de 8h às 12h e das 14h às 19h30. Antes do aluno se matricular, acontece uma entrevista com perguntas sobre situações do cotidiano da pessoa e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato. Foi desta forma que Adeilto foi considerado apto e aprovado para participar do evento.

Os participantes são avaliados através de jogos, exercícios, palestras, atividades executadas em sala e fora dela, todos os dias. O público-alvo são empresários e pessoas interessadas em montar seu próprio negócio, profissionais liberais e funcionários de empresas diversas. Nesta edição, houve quinze participantes, sendo quatorze empresários de auto-peças. Diante de tantos empreendedores já atuantes, Adeilto não imaginou que pudesse ganhar o prêmio. De fato, ele não ganhou apenas um, levou felicíssimo as três canetas de premiação para casa. Nunca, na história do seminário, um único participante havia conquistado todos os prêmios.

Para adquirir a primeira, de sua coleção de canetas Empretec, Adeilto desenvolveu o melhor comportamento empreendedor. Para a segunda, ele foi avaliado através de um exercício que visava o maio faturamento por sócio; e, para encerrar com as chances dos demais participantes, ele ainda venceu o terceiro desafio, que era criar um mini Cria, um mini plano de negócios.

"No seminário, eu pude adquirir uma percepção de empresário. O curso mostra que as coisas mudam e se dinamizam, ensina a pensar diferente no mercado competitivo e a ter idéias inovadoras. As qualidades do empreendedor ficam muito mais visíveis. Passei a identificar o talento do empresário bem-sucedido”, salientou o estudante da Ufal, que pensa em prestar consultoria de gestão empresarial futuramente.

Experiências acadêmicas

Adeilto é estagiário há dez meses do Sebrae e atua na Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia. Ele conta que conseguiu uma vaga no seminário,  oferecida pelo supervisor do estágio, Roberto César, e pela gerente Sandra Vilela, graças ao seu desempenho.

O estudante, além de estagiário do Sebrae, é bolsista-colaborador na Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), que se localiza na Ufal, sendo uma das sedes na Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e a outra no prédio da Reitoria. A Incubal faz parte do programa de empreendedorismo da Universidade e tem como missão prospectar e desenvolver negócios de caráter inovador e de base tecnológica, sendo ligada à coordenação de programas especiais da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep). A incubadora trabalha com empreendimento, transformando uma idéia em negócio de sucesso. "A incubadora, nesses três anos em que sou bolsista, contribuiu de forma crucial para que eu tivesse interesse por temas ligados a empreendedorismo e gestão da inovação", ressalta Adeilto.