Conexões de Saberes recebe 10 bolsas do Banco Santander

22/05/2009 11h14 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h46

Daniel Dabasi - estagiário de Jornalismo

O Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas recebeu uma excelente notícia no último dia 15 de maio:  o programa recebeu 10 bolsas do Banco Santander. O anúncio aconteceu durante a solenidade de inauguração do laboratório “Espaço Digital Santander Universidades”, pelo vice-presidente nacional do Programa Santander Universidades, Jamil Hannouche. Houve também a assinatura do convênio de colaboração acadêmica entre o Banco, a Ufal e Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

O fato de o projeto Pré-vestibular Comunitário ter sido o segundo colocado no ranking de aprovação dos cursinhos preparatórios para o PSS da Ufal, em Alagoas, despertou a atenção da presidência do banco, que decidiu contribuir com as bolsas para que o programa possa dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na instituição.

Pré-vestibular Comunitário

Só este ano, 92 estudantes ingressaram na Ufal com a ajuda Pré-vestibular Comunitário. Em seu quarto ano de funcionamento, o projeto já viabilizou o acesso de 200 vestibulandos de origem popular, cumprindo assim um dos objetivos do Programa, que é o acesso de pessoas oriundas de espaços populares.

Mais 510 alunos foram aprovados para acompanhar as aulas do cursinho. Várias comunidades são beneficiadas, tais como Benedito Bentes, Bom Parto, Chã da Jaqueira, Graciliano Ramos, Osman Loureiro, além das cidades de Rio Largo e Santa Luzia do Norte.

Prêmios Santander e intercâmbio na China

Representantes do Santander Universidades e do Universia Brasil visitaram também a Ufal com o objetivo de divulgar as novidades da 5ª edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação, que premiarão com R$ 50 mil os melhores projetos em diversas categorias. As inscrições estão abertas e vão até 23 de agosto.

Os interessados podem efetuar as inscrições e obter mais informações no portal Universia. No hotsite desenvolvido especialmente para esta edição, será possível acessar informações das quatro edições anteriores dos Prêmios Santander — 2005, 2006, 2007 e 2008 —, bem omo histórico dos projetos vencedores, banco de imagens, clipping de imprensa etc.

Outra boa notícia é que a Ufal passou a fazer parte de um projeto–piloto de intercâmbio, a ser desenvolvido entre julho e agosto deste ano, na Universidade de Xangai, na China. O projeto ocorrerá durante três semanas e a Ufal se fará representar por dois alunos de graduação, a serem selecionados pela Pró-reitoria Estudantil até o próximo mês de junho.