Campi Maceió e Arapiraca participam da Semana Integrada do Meio Ambiente

Na quinta-feira, dia 4, no período da manhã, o Campus Arapiraca participa dos debates, através do Pólo Penedo. O professor Emerson Soares, do curso de Engenharia de Pesca, fará a palestra “Impactos sobre a Ictiofauna no Baixo São Francisco”. O coordenador do Arboretum da Ufal, Ulysses Gomes Cortez, enfocará “A importância Ecológica das Orquídeas”. À tarde, a engenheira-agrônoma da Ufal, Sônia Michelitti, falará sobre “Entomologia”. “O Manejo Ecológico dos Solos” será abordado pelo palestrante Cícero Gomes, do Ceca.

26/05/2009 09h25 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h46
Foto: Thiago Sampaio

Diana Monteiro – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas integra a programação da Semana Integrada de Meio Ambiente, através da participação de pesquisadores dos Campi Maceió e Arapiraca, que durante os quatro dias farão palestras enfocando diversos temas.

A Semana teve abertura oficial no Ginásio do Cepa, com a participação do Coral “Águas que Cantam”, da Casal, seguida da apresentação da Banda de Fanfarra da Polícia Militar de Alagoas. Dezenas de instituições, Ong's, órgãos públicos e empresas estão desenvolvendo várias atividades, tendo como público a população de Maceió e os 12 mil estudantes do ensino fundamental e médio matriculados nas várias escolas do Cepa.

O jornalista e ambientalista, Anivaldo de Miranda Pinto, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, fez a palestra de abertura, com o tema “Alagoas e o Meio Ambiente”.

Para a Semana Integrada do Meio Ambiente, foi elaborada uma programação bastante diversificada, com palestras, oficinas, cine ambiental e exposições. A semana recebe o maior ciclo de palestras num só evento: são 113 conferências simultâneas, com 122 profissionais.

Nesta quinta-feira, dia 4, no período da manhã, o Campus Arapiraca participa dos debates, através do Pólo Penedo. O professor Emerson Soares, do curso de Engenharia de Pesca, fará a palestra “Impactos sobre a Ictiofauna no Baixo São Francisco”. O coordenador do Arboretum da Ufal, Ulysses Gomes Cortez, enfocará “A importância Ecológica das Orquídeas”.  À tarde, a engenheira-agrônoma da Ufal, Sônia Michelitti, falará sobre “Entomologia”. “O Manejo Ecológico dos Solos” será abordado pelo palestrante Cícero Gomes, do Ceca.

A partir das 18h30, acontece na Semana de Meio Ambiente, no auditório da Administração do Cepa, a III Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca, que conta com a participação de dois palestrantes da Ufal: Cynthyya Diniz, com “Ecologia de Peixes e Uso Sustentável”, e Emerson Soares, que falará sobre “Políticas Públicas e Legislação Ambiental na Pesca e Aquicultura”.

No Dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ufal marca presença no evento, no período da manhã, com as palestras “Projeto Golfinhos no Porto”, com a bióloga Ana Brito; e “Ações da Ong IBVM”, com Gabriel Campion. À tarde, no Ciclo de Palestras, o professor Paulo Peter, será um dos palestrantes do tema ”Rio São Francisco”. Os professores Ulysses Gomes, coordenador do Arboretum, e Maria Helena Pastora tratarão do tema “Preservação, Recuperação e Educação Ambiental no Arboretum de Alagoas”. A psicóloga Eliane Maria Ferreira, do NEA/Ufal, será a responsável pela oficina “Percepção Ambiental para Adultos”.

Participação da Ufal

A participação da Universidade Federal de Alagoas iniciou-se na tarde da terça-feira, 2 de junho, com a professora Rochana de Andrade, do Instituto de Geografia e Meio Ambiente, que  falou sobre “Erosão Costeira”.  em seguida, o professor Luiz Carlos Molion, do Instituto de Meteorologia, enfocou  o tema “Mudanças Climáticas”. As duas palestras aconteceram no auditório da Administração do Cepa. Na Sala 2, o professor Márcio Barboza, do Centro de Tecnologia (Ctec), falou sobre “Tratamento de Resíduos Líquidos”.

Na quarta-feira, dia 3, foi apresentado o tema “Combate à Desertificação", pelo professor José Santino de Assis, do Instituto de Geografia e Meio Ambiente. Em seguida, a bióloga Flávia Moura, do Museu de História Natural, falou sobre “Reflorestamento e Recomposição de Mata Ciliar” e sobre “Mata Atlântica”. A palestra “Manguezal” foi feita pela bióloga do Labmar, Marianna Brandão Baptista. Foram abordados ainda os temas “Ecologia de Peixes e Uso Sustentável”, com a ecóloga Nídia Noemi Fabre; e “Caatinga”, com o biólogo Jorge Luís, que falou também sobre “Mastofauna”. A apresentação do tema “Recifes” foi feita pelo biólogo Gabriel Le Campion. Já a professora Sineide Montenegro, do ICBS,  falou sobre “Etnoecologia”.

Na tarde da quarta-feira, no Ciclo de Palestras, o oceanógrafo da Ufal, Cristiano Gil Dapper, apresentou o tema “Capacitação para Filhos de Pescadores”.  A professora Maria Alba Correia, do Núcleo de Extensão Ambiental (NEA/Ufal), falou sobre “Educação Ambiental: juventude e cidadania”. Já a bióloga Adélia Vertano enfocou o tema “Ações do Grupo de Estudantes 'Bicho do Mato'”. A professora Maria Helena Pastora, do Cedu, apresentou as ações do NEA/ Ufal.

Segundo o ambientalista Anivaldo Miranda, a Semana Integrada do Meio Ambiente é um megaevento promovido  pelo governo, conta com apoio de 27 empresas e a participação de 21 organizações não-governamentais, movimentos sociais e ambientalistas.  Além da Semarh e Ufal, são parceiros do evento o Instituto do Meio Ambiente- Al, Ibama, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “O evento marca um novo momento no contexto ambiental em Alagoas”, afirma Anivaldo.