Editora Universitária - EDUFAL

Edufal: 29 anos compartilhando conhecimento

Logo

A Edufal completa 29 anos de existência e, como os livros clássicos, tem muita história para contar. Criada em 5 de outubro de 1983 como órgão integrante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançou-se a missão de editar e divulgar trabalhos e publicações de interesse científico e, hoje, já se tornou uma instituição premiada em âmbito nacional.

Para consolidar sua política editorial além-muros da universidade, a editora vem trilhando árduos caminhos e superando os limites e as dificuldades comuns ao cotidiano das editoras universitárias. E, nessa travessia, conta com o suporte da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL) na divulgação de livros, revistas e outros materiais voltados à produção acadêmica regional.

Em sua trajetória, a Edufal contou com a direção dos professores Eduardo Magalhães (1983-1995), Leda Almeida (1995-1998) e Eraldo Souza Ferraz (1999-2003). E, desde 2003, a professora Sheila Diab Maluf vem dando novos rumos a sua política editorial.

Em 2005, a Edufal tornou-se a editora universitária pioneira, no Brasil, no desenvolvimento do Projeto Braille. Nesse segmento, já publicou vinte títulos, que vem sendo doados a bibliotecas e instituições de apoio aos deficientes visuais de Alagoas e do Brasil.

Em 2011, o prestígio acumulado permitiu à Edufal organizar, pela quarta vez consecutiva, a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com a participação de 300 editoras universitárias e comerciais do Brasil e do exterior. Com visitação estimada de duzentas mil pessoas, a Bienal é considerada o evento cultural que melhor expressa a riqueza da produção intelectual local.

Apesar do pequeno porte e do esforço em combinar a publicação universitária com uma divulgação sistemática, a Edufal tem se constituído num dos principais cartões postais da Universidade. Seu acervo com mais de setecentos títulos, selecionados a partir de rigorosos critérios de qualidade, circula, atualmente, num catálogo trilíngue (Português, Inglês e Espanhol), em livrarias e feiras nacionais e internacionais, bem como no site institucional.

Mas, para os que preferem o contato direto com os livros, a livraria da Edufal está aberta a visitas. Para isso, construímos um novo ambiente, o Café com Letras, um espaço democrático que concilia os bons momentos de leitura com a oportunidade de convívio entre escritores e leitores.

A Edufal possui, enfim, bons motivos para continuar enfrentando desafios e conquistas. Mas ainda são longos os caminhos a trilhar com o propósito de estimular a leitura e fortalecer a vida acadêmica, cumprindo, assim, o papel institucional e social que lhe deu forma. O trabalho prossegue com a esperança de que a editora tenha uma boa história para contar também às gerações futuras.

Superando as dificuldades e os limites de uma editora universitária, a EDUFAL fez-se respeitar no cenário editorial nacional. Nesses 29 anos a EDUFAL foi mais que um órgão publicador de obras de interesse acadêmico, mas sim um órgão engajado socialmente que desenvolve ações para estimular a leitura e, principalmente, multiplicar o conhecimento.

Serviços:

Onde estamos: Avenida Lourival Melo Mota, s/n - Campus A. C. Simões, Prédio da Reitoria - Cidade Universitária, Maceió/AL

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 19h

Telefones para contato: +55(82) 3214-1111 | 1113

E-mail: assessoria@edufal.com.br

Nosso site: www.edufal.com.br

Nas Redes Sociais: Agora, nossos clientes dispõem de mais quatro canais de interação com a Edufal. Acompanhe nossas atualizações no Facebook, siga e concorra a livros pelo Twitter, assista e comente nossos vídeos no YouTube, compartilhe e divulgue através do nosso perfil no Google+.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/EditoradaUfal

Twitter: www.twitter.com/editoradaufal

Perfil no Google+: https://plus.google.com/u/0/115158189937226341748/posts

Canal no YouTube: http://www.youtube.com/user/EditoradaUFAL