Sobre
A Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) é um órgão de natureza analítica e orientadora da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para atender à Lei de Biossegurança (Lei 11.105/2005).
Responsabilidades da CIBio
A CIBio-UFAL tem a responsabilidade de realizar monitoramento e vigilância de todos os trabalhos de engenharia genética, manipulação, produção e transporte de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) no âmbito da Instituição. Cabe, também, à citada comissão, o encaminhamento à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) de todos os pleitos e documentos envolvendo projetos e atividades com organismos geneticamente modificados e seus derivados dentro da Universidade.
Composição da CIBio-UFAL
A Comissão Interna de Biossegurança da UFAL foi criada por meio de Portaria institucional em janeiro de 1998, em cumprimento à Lei nº 8.974, de 5 de janeiro de 1995, revogada posteriormente pela Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005.
A composição atual da CIBio-UFAL foi obtida após consulta aos diretores dos campi, Institutos, Centros e Faculdades da UFAL, que indicaram nomes de especialistas. A Reitoria endossou e oficializou as indicações para compor a nova Comissão (Portaria n° 330, de 26 de maio de 2021):
- Alda Graciele Claudio dos Santos Almeida (EENF),
- Amanda Lys dos Santos Silva (ICBS), presidente,
- Ana Rachel Vasconcelos de Lima (ICBS),
- Fernanda Cristina de Albuquerque Maranhão (ICBS),
- Henrique Fonseca Goulart (CECA),
- João Messias dos Santos (CECA),
- Ticiano Gomes do Nascimento (ICF).
Contato
cibio@ufal.br
Atenção: Para demandas relacionadas ao gerenciamento da COVID-19, entrar em contato com o Gabinete da Reitoria (gr@reitoria.ufal.br), que encaminhará a mensagem à Comissão responsável.