Sobre

A Comissão de Gestão de Riscos, criada com fundamento na Resolução nº 01/2021-CGGRCI, de 15 de março de 2021, é uma instância de supervisão que presta assessoria de governança de riscos e controles internos de forma permanente.

Responsabilidades da Comissão de Gestão de Riscos

  1. Propor o Plano de Gestão de Riscos e suas revisões;
  2. Propor os requisitos funcionais necessários à ferramenta de tecnologia de suporte ao processo de gerenciamento de riscos;
  3. Monitorar a evolução dos níveis de riscos e a efetividade das medidas de controle implementadas;
  4. Dar suporte a identificação, análise e avaliação dos riscos dos processos organizacionais selecionados para a implementação da Gestão de Riscos;
  5. Consolidar os resultados das diversas áreas em relatórios gerenciais e encaminhá-los ao Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno;
  6. Propor capacitação continuada em Gestão de Riscos para os servidores da UFAL, com o apoio da Alta Gestão e do Comitê de Governança;
  7. Medir o desempenho da Gestão de Riscos objetivando a sua melhoria contínua;
  8. Requisitar aos responsáveis pelo gerenciamento de riscos dos processos organizacionais as informações necessárias para a consolidação dos dados e a elaboração dos relatórios gerenciais;
  9. Coordenar a implantação e manutenção da PGRiscos; e
  10. Orientar, disseminar e promover temas que envolvam gestão de riscos.

Composição da Comissão de Gestão de Riscos

A Comissão de Gestão de Riscos tem seus membros designados por meio de Portaria nº 873, de 22 de novembro de 2023, retificada Portaria nº 52, de 24 de janeiro de 2024, sendo composta por 05 (cinco) servidores:

  • Abel Aurelio Duarte Filho (CPAI/PROGINST), presidente,
  • Donizetti Calheiros Marques Barbosa Neto (NTI),
  • José Edson Ferreira Lima (CASS/PROGINST),
  • Rafael Diego Jaires da Silva (Gabinete do Reitor),
  • Selena Maíra Morales (SINFRA).