Ufal abre 30 vagas para especialização em Direitos Sociais

Inscrições podem ser feitas pelo Sigaa até o dia 7 de maio; curso será na Unidade de Palmeira dos Índios
Por Deriky Pereira – jornalista
19/04/2024 14h06 - Atualizado em 19/04/2024 às 15h12

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Direitos Sociais e Gestão dos Serviços Sociais, ofertado pela Unidade de Palmeira dos Índios. São 30 vagas estão sendo ofertadas e os interessados terão até o dia 7 de maio para efetuar inscrição por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.

Podem participar deste curso os graduados em Serviço Social, Psicologia, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Administração, Direito e áreas afins que atuam ou que desejem atuar no âmbito dos serviços sociais. Já as vagas serão distribuídas assim: 15 para ampla concorrência; 6 para pretos, pardos ou quilombolas; 3 para indígenas, 3 para Pessoas com Deficiência (PcDs), 3 para pessoas trans, refugiados e assentados e 1 para servidores da Ufal.

Conforme o edital, a documentação solicitada para inscrição deve ser inserida eletronicamente no Sigaa durante a inscrição. Além disso, serão aceitos documentos em formato PDF e para cada item do questionário de inscrição é permitido o envio de apenas um documento, cuja lista completa pode ser vista no item 4 do edital disponível em anexo no final desta página. Não será permitida a inclusão posterior de documentos após a realização da inscrição.

Sobre o processo seletivo

A seleção do curso de especialização será realizada por uma comissão que terá com 3 docentes de Serviço Social da Unidade de Palmeira dos Índios e contará com três etapas: a análise da carta de intenções, a entrevista – ambas de peso 4 e caráter eliminatório – e a análise do currículo, esta de peso 2 e caráter classificatório. Todas as candidaturas deverão se submeter a todas as etapas do processo.

Nas primeiras duas etapas, serão considerados aprovados aqueles que obtiverem nota final igual ou superior a 7,00 para as vagas gerais e vagas adicionais para servidores; já para aqueles que se candidataram às notas ofertadas pelo sistema de cotas, a média final deve ser igual ou superior a 5,60 pontos.  Em caso de igualdade de notas, a maior nota e a maior idade dos candidatos serão os critérios de desempate.

Informações adicionais

O edital reforça que o curso terá suas disciplinas ofertadas quinzenalmente na modalidade presencial, sempre às sextas e sábados, nos turnos matutino e vespertino. Já as aulas serão realizadas na Unidade de Palmeira dos Índios, localizada na Rua Sonho Verde, S/N, Eucalipto, Palmeira dos Índios.

O resultado final deve ser divulgado na data prevista de 21 de junho e as matriculas terão início na semana seguinte, com realização entre os dias 24 e 26 do mesmo mês, de maneira presencial na secretaria da Unidade de Palmeira e pode ser feita pelo próprio candidato selecionado ou por seu representante legal. O início das aulas será no dia 5 de julho.

Acesse o edital disponível no final desta página e conheça mais detalhes sobre o curso de especialização. Você também pode entrar em contato com a secretaria geral da Unidade pelo número: (82) 3482-1867.