Ufal traz pesquisadores da USP para debater sobre microbiota intestinal

Área é considerada inovadora no tratamento de doenças digestivas e neurológicas
Por Ascom Ufal
04/03/2024 15h22 - Atualizado em 07/03/2024 às 10h19

O Instituto de Habilidades Multidisciplinar e Microbiota Intestinal (Inhammi) da Faculdade de Medicina da Ufal (Famed) vai promover o 1° Ciclo de Palestras do laboratório. O evento será realizado no dia 8 de março com a presença de palestrantes da Universidade de São Paulo (USP).

A atividade conta com o apoio do Hospital Universitário (HU/Ufal) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM). O objetivo é explorar as pesquisas mais recentes nessa área inovadora para debater como a microbiota intestinal pode ser uma poderosa ferramenta para abordar diversas condições, desde doenças do aparelho digestivo até questões neurológicas.

A programação começa às 8h, no auditório do HU, com a palestra Ciências Ômicas em Nutrição: Perspectivas para Nutrição Personalizada, com o professor Dan Waitzberg (USP). O convidado para o debate é membro do Grupo de Nutrição Humana e diretor científico da Bioma4me.

Waitzberg também vai ministrar a palestra Microbiota Intestinal e Câncer: Da Carcinogênese ao Tratamento, a partir das 9h, e logo em seguida, a professora Raquel Torrinhas dará sua contribuição no debate que vai apresentar resultados de pesquisas com o tema Ácidos Graxos Ômega 3 em cirurgia e terapia intensiva. A palestrante é responsável substituta pelo Laboratório de Nutrição e Cirurgia Metabólica do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da Faculdade de São Paulo (USP).

Os organizadores do evento convidam toda a comunidade científica e o público em geral para esse evento gratuito, destacando a importância da temática: “A microbiota intestinal é atualmente considerada uma ferramenta de ponta na fronteira de pesquisa e numa possível alternativa de abordagem das mais diversas patologias do aparelho digestivo, como doença inflamatória intestinal, diabetes, obesidade e síndrome do intestino irritável; além de neurológicas, como doença de Parkinson, Alzheimer e depressão”.

Para se inscrever, basta clicar aqui e preencher o formulário eletrônico.

Sobre Inhammi

O Inhammi é fruto de um projeto de pesquisa com o objetivo de oferecer uma abordagem inovadora de manejo da microbiota intestinal para transplante. Graças a essa iniciativa, foi possível realizar a estruturação e implementação do primeiro banco de fezes na Região Nordeste, por meio da parceria com o HU, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), e com ligação direta à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O laboratório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais da Medicina, Biologia e Nutrição que pesquisam o campo da microbiota intestinal, desde a sua composição e fisiologia, ao impacto na saúde humana e tratamentos de doenças.