Ufal abre 10 vagas para curso de mestrado em Ciência Animal

Inscrições serão realizadas de 15 a 25 de abril por meio do Sigaa, saiba detalhes
Por Deriky Pereira – jornalista
27/03/2024 12h01 - Atualizado em 28/03/2024 às 11h11

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que está chegando a seleção de novos alunos para o curso de mestrado em Ciência Animal, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024.

São 10 vagas ofertadas e os interessados poderão se inscrever gratuitamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) de 0h do dia 15 de abril até às 23h59 do dia 25 do mesmo mês.

Podem participar da seleção todos os portadores de diplomas de cursos de graduação em Medicina Veterinária ou áreas afins, devidamente reconhecidos pelo MEC, bem como concluintes de graduação em Medicina Veterinária ou áreas afins, desde que comprovem provável conclusão do curso. Já as vagas serão distribuídas assim: 5 para ampla concorrência e 1 para pretos e pardos; 1 para pessoas trans, refugiados e assentados, 1 para Pessoas com Deficiência (PcDs), 1 para indígenas e 1 para servidores da Ufal.

As vagas destinadas às ações afirmativas não são distribuídas por docente, ou seja, não há obrigatoriedade de oferta e preenchimento de cotas para cada docente. O resultado das vagas de ampla concorrência será publicado separado do resultado dos cotistas, sendo os candidatos aprovados e classificados distribuídos entre os docentes pretendidos de acordo com a classificação final, iniciando com o primeiro colocado entre os cotistas, seguido pelo primeiro colocado das vagas de ampla concorrência e assim sucessivamente.

Sobre o processo seletivo

Conforme o edital, a documentação solicitada para inscrição deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição do processo seletivo. Serão aceitos documentos apenas em formato PDF e não serão aceitos arquivos no formato imagem para nenhum dos documentos. Caso algum arquivo seja submetido diferente do formato exigido, a candidatura será invalidada a qualquer momento do processo seletivo. A lista completa com os documentos pode ser vista no item 7 do edital disponível em anexo no final desta página.

Já a seleção contará com três etapas: avaliação do projeto de pesquisa, de caráter eliminatória e peso 2; apresentação e arguição deste projeto, de caráter eliminatório e de peso 4; e a análise do currículo, sendo esta de caráter classificatório e também com peso 4. Cabe reforçar que em cada fase eliminatória, o candidato que concorre às vagas de ampla concorrência será considerado classificado se obtiver a nota igual ou superior a 7,00 nas etapas do processo seletivo.

Informações adicionais

Ao candidato com maior nota final, será atribuída nota 10, sendo as notas dos demais candidatos calculada proporcionalmente. Esta nota, por sua vez, será utilizada como critério primário classificatório para a concessão das bolsas, quando disponíveis, atendendo ainda aos critérios fixados pelas agências de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), além do Conselho Universitário (Consuni).

O resultado final do processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA) do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) será publicado na data provável de 22 de julho. A matrícula e o início do semestre letivo seguirão o calendário do próprio programa de pós-graduação. Para saber mais sobre a seleção, acesse o edital abaixo ou escreva para ppgca@vicosa.ufal.br. E mais: clique aqui e conheça mais detalhes sobre o PPGCA.