Programa Ufal e Sociedade fala sobre os desafios das mulheres na vida acadêmica

Entrevistada é a professora Eliane Cavalcanti, vice-reitora da Ufal
Por Lenilda Luna - jornalista
08/03/2024 08h50 - Atualizado em 08/03/2024 às 08h51

Nesta sexta-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres, uma data para reconhecer os desafios e a importância da mulher na sociedade. No programa Ufal e Sociedade da próxima segunda-feira (11), vamos continuar conversando sobre essa temática. A entrevistada é a professora Eliane Cavalcanti, vice-reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

O dia 8 de março foi instituído pela primeira vez, como Dia Internacional da Mulher, em 1910, durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres em Copenhague, na Dinamarca, quando a feminista marxista alemã, Clara Zetkin, propôs uma homenagem às 129 operárias mortas em um incêndio criminoso, no dia 8 de março de 1957, nos EUA, porque realizavam uma greve por melhores condições de trabalho.

Depois, outros acontecimentos fortaleceram a necessidade deste marco histórico: mais um incêndio criminoso em uma fábrica, em Nova York, que matou 146 trabalhadores, sendo a grande maioria mulheres: 125 operárias mortas; e a importante greve das mulheres russas contra a fome e por liberdade, no dia 8 de março de 1917, pelo calendário ocidental, 23 de fevereiro no calendário russo. A data foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975.

Na entrevista da vice-reitora Eliane Cavalcanti, no programa Ufal e Sociedade que vai ao ar a partir da próxima segunda, o foco está nos desafios atuais para as mulheres na vida universitária. A professora sabe bem o que as estudantes e servidoras mulheres enfrentam para conciliar as tarefas de estudo, pesquisa e trabalho, com as responsabilidades domésticas e familiares, que pesam muito mais sobre as mulheres.

A vice-reitora conta a própria experiência como exemplo, desde que saiu do interior de Pernambuco para estudar na capital e passou pelo desafio de ser mãe durante a graduação. Ela também fala do esforço maior que as mulheres precisam fazer para se manterem na universidade, terminar a graduação, continuarem os estudos, se dedicando a uma pós-graduação e se preparando para a docência e a pesquisa.

Eliane Cavalcanti é bacharel em Ciências Biológicas, tem mestrado em Biologia Animal e doutorado em Oceanografia Biológica, todos os cursos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi diretora do Campus Arapiraca da Ufal e atualmente está no segundo mandato como vice-reitora. Ela coordena ainda a Unidade de Testagens no enfrentamento ao Sars-Cov2 em Arapiraca.