Museu de História Natural realiza Semana Nacional de C&T nos dias 2 e 3

Com o objetivo de popularizar a ciência, evento já abriu inscrições para visita de escolas
Por Ana Júlia Gomes - jornalista/Ascom MHN
27/03/2024 08h17 - Atualizado em 28/03/2024 às 11h15

Entre os dias 2 e 3 de abril, o Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN/Ufal) realiza a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A proposta do evento é popularizar o acesso à Ciência. 

Para participar, escolas e grandes grupos devem realizar inscrição prévia pelo formulário disponível no Instagram do museu. A comunicação da presença é solicitada nesses casos, em virtude da maior quantidade de pessoas exigir mais atenção por parte da equipe organizadora.

Luana Castro, professora do ICBS e colaboradora no MHN, ressalta que serão priorizadas as instituições de ensino públicas, principalmente as escolas vindas do interior de Alagoas, por terem menos oportunidade de visitar o museu devido a questões de distância e logística.

A professora, contudo, comenta que independente do foco ser nesse público, “o MHN é um espaço múltiplo e estará de portas abertas para todos que queiram experienciar o momento”. Visitas em menor quantidade de pessoas, basta comparecer ao local.

Estarão presentes, além de responsáveis e colaboradores dos laboratórios do Museu de História Natural, os projetos Cidadania Azul e Meros do Brasil, o Laboratório de Biologia Marinha e Conservação, entre outros.

As inscrições de escolas e grandes grupos podem ser feitas até a quinta-feira, 28 de abril. A solicitação deve ser comunicada por meio do e-mail: cidadania.azul@icbs.ufal.br.

Saiba mais

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento nacional e que conta com financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). No MHN, ela será dividida em duas grandes exposições. Na mostra Museu de História Natural: despertando a consciência ambiental através do desenvolvimento sustentável, o propósito é fazer com que o público conheça as diferentes áreas da Ciência trabalhadas no MHN através de demonstrações lúdicas e atividades preparadas por cada setor.

Já na mostra Do local ao nacional: Alagoas e a Rede Escola Azul discutindo as Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, o objetivo é sensibilizar os visitantes para a causa oceânica e possibilitar a compreensão da influência mútua entre os indivíduos e o oceano.