Ufal e Sociedade recebe Célio Rodrigues, superintendente do HU

Ele faz um balanço dos quatro anos de gestão e ressalta importantes avanços no Hospital Universitário
Por Lenilda Luna - jornalista
16/02/2024 13h44 - Atualizado em 20/02/2024 às 14h46

O professor Célio Fernando de Sousa Rodrigues é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e doutor em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo. Ele assumiu a superintendência do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) em fevereiro de 2020 e, no programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, faz um balanço dos quatro anos de gestão.

A entrevista vai ao ar a partir de segunda-feira (19), às 11h, com informações importantes sobre novos equipamentos, concursos e melhorias para agilizar os atendimentos. O HU da Ufal é uma referência também como residência na área de saúde e ficou em 5º lugar, entre as 41 unidades da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que foram avaliadas. A Pesquisa de Satisfação do Residente foi divulgada no final de janeiro.

Outra informação importante colocada pelo superintendente nesta entrevista é que o Acelerador Linear, instalado no Centro de Oncologia do HU em 2022, vai receber novos equipamentos acoplados que vão possibilitar um tratamento de pacientes com câncer único no estado. “Foi uma grande conquista trazer o acelerador linear para o HU e nós contamos com muitas parcerias e investimentos para isso”, destacou o superintendente.

O upgrade informado pelo superintendente vai permitir o tratamento de tumores cancerìgenos com alta precisão. “Vamos ter o melhor equipamento do estado de Alagoas e o melhor da rede federal. Dos Hospitais Universitários, só nós conseguimos comprar essa tecnologia. Ele vai queimar o tumor com precisão de milímetros, sem atingir o tecido saudável. É um tratamento caro, encontrado nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, que vai estar à disposição do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou Célio Rodrigues.

Célio Rodrigues aborda também a questão da ampliação de atendimento em várias especialidades médicas. Para isso, está sendo negociado com a Ebserh a convocação dos candidatos aprovados no último concurso realizado. “Esperamos receber ainda esse ano mais de duzentos profissionais de todas as áreas, principalmente aquelas em que estamos com mais demanda”, esclareceu o gestor.

Para saber mais, acompanhe o programa Ufal e Sociedade.