Ufal abre 20 vagas para curso de mestrado em Ciência da Informação

Interessados devem realizar inscrição pelo Sigaa até o dia 29 deste mês
Por Deriky Pereira – jornalista
16/02/2024 17h50 - Atualizado em 19/02/2024 às 16h46

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para o curso de mestrado em Ciência da Informação com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. São 20 vagas ofertadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até às 23h59 do dia 29 deste mês.

De acordo com o edital, podem participar do processo seletivo todos aqueles portadores de diploma de graduação emitido por Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Concluintes também podem se inscrever, mas deverão entregar junto aos documentos de inscrição uma declaração de que é concluinte, emitida pela coordenação do seu curso.

Além disso, toda a documentação solicitada, que pode ser vista na íntegra nas páginas 4 e 5 do edital, deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados, e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais, impedirá o deferimento da inscrição. Não serão aceitos documentos impressos, no entanto, os aprovados deverão apresentar os documentos originais no ato da matrícula.

Sobre o processo seletivo

Das 20 vagas ofertadas, dez serão destinadas à modalidade ampla concorrência, quatro para negros (pretos ou pardos), uma para candidatos indígenas, uma para pessoas trans (transgêneros, transexuais ou travestis), refugiados e assentados, duas para Pessoas com Deficiência (PcD) conforme a Resolução nº 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni) e uma para servidores da Ufal. Não havendo candidatos inscritos ou aprovados nas vagas destinadas às cotas, estas migrarão automaticamente para o sistema de vagas gerais.

Já o processo de seleção contará com três etapas, sendo as duas primeiras de caráter eliminatório e a última, em caráter classificatório. São elas: uma provas de conhecimentos específicos em Ciência da Informação (com peso 4); a defesa oral do anteprojeto de pesquisa (também com peso 4) e a análise do currículo lattes (com peso 2). Cabe reforçar que aqueles que concorrem às vagas gerais e às de cotas são obrigados a cumprir todas as etapas do processo seletivo.

Informações adicionais

O resultado final do processo de seleção para o curso de mestrado em Ciência da Informação deverá ser divulgado no dia 12 de abril e o período de matrículas terá início já na semana seguinte, entre os dias 15 e 19 do mesmo mês. Já as aulas têm início previsto para o dia 22 de abril. Quaisquer alterações relativas a datas e horários, conteúdo programático, peso e pontuação serão divulgados pelo curso em seu site oficial e também no quadro de avisos.

Acesse o edital para conferir mais detalhes sobre a seleção. Você também pode esclarecer outras dúvidas pelo telefone (82) 3214-1321, por este e-mail: ppgci@ichca.ufal.br ou ainda de modo presencial na secretaria do curso, que fica localizada no prédio de Biblioteconomia, por trás da Biblioteca Central (BC), no Campus A.C. Simões, em Maceió, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.