Metabolismo mitocondrial na biologia do Aedes aegypti é tema de palestra na Ufal

Evento será nesta sexta-feira (23), a partir das 14h, no Campus A.C. Simões, em Maceió
Por Deriky Pereira – jornalista
21/02/2024 18h02

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe, nesta sexta-feira (23), o pesquisador e bioquímico Marcus Fernandes de Oliveira, que ministrará palestra intitulada Mitochondrial metabolism in the biology of Aedes aegypti. O evento, aberto ao público, acontecerá das 14h às 16h, na sala do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPQGB), que fica localizada no bloco 13 do Campus A.C. Simões, em Maceió.

Durante a palestra, Marcus Fernandes vai falar sobre descobertas feitas pelo seu laboratório nos últimos anos sobre o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de Chikungunya, Zika e Dengue, e discutir as inter-relações existentes entre o metabolismo mitocondrial e a biologia do mosquito destacando alguns mecanismos bioquímicos peculiares no contexto da ativação da resposta imune e do envelhecimento deste inseto.

Para a professora do PPQGB, Ana Catarina Rezende, uma das organizadoras da ação, a carreira de Marcus Fernandes serve de inspiração para vários cientistas. “O professor Marcus é um cientista renomado e muito conhecido na Bioquímica do país. Tem um currículo que comprova isso. Sua carreira e paixão pela ciência servem como inspiração para vários cientistas em vários graus diferentes. Eu, por exemplo, o conheço desde que era aluna de Doutorado, e fiquei fascinada pelo entusiasmo e amor que ele tem pela ciência”, salienta.

E ela diz mais: “Sendo essa a primeira vinda dele na Ufal, acho de extrema importância ele vir para compor a banca de defesa de uma aluna de mestrado, e ainda vai ministrar um seminário em um tema que, hoje, no contexto que estamos vivendo é tão importante, o da dengue, que nas últimas semanas tem sido uma grande problemática em vários estados do nosso país”, disse Ana Catarina.

Cabe reforçar que, além do PPQGB, a ação envolve ainda os programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e o Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PPGBqBM), todos da Ufal.

Sobre o palestrante

Marcus Fernandes tem graduação em Ciências Biológicas (1996), mestrado em Ciências Biológicas – Biofísica (1998) e doutorado em Química Biológica (2001), todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, Marcus também tem pós-doutorado em Endocrinologia e Metabolismo feito na Boston University School of Medicine (EUA) de 2014 a 2015.

Ainda de 2014, mas até 2018, Marcus Fernandes também foi nomeado como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e ele também obteve o título de Livre-docente em Bioquímica e Biologia Molecular pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2018.

Atualmente é Professor Associado IV do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, e chefia o Laboratório de Bioquímica de Resposta ao Estresse e os projetos de pesquisa conduzidos no seu laboratório centram-se na participação das mitocôndrias nas vias de resposta a diferentes tipos de estresses celulares, incluindo aqueles gerados por desequilíbrios nutricionais, pela ativação da resposta imune, ou pelo envelhecimento.

Leia mais sobre ele aqui.