HU conquista 5º lugar no ranking nacional da Pesquisa de Satisfação do Residente

Infraestrutura, serviços ofertados e formação profissional foram alguns dos pontos avaliados
Por Ascom Ufal com Paulina Campos – Ascom HU
09/02/2024 13h31

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou, recentemente, o resultado do quinto ciclo da Pesquisa de Satisfação do Residente, instrumento que avalia acertos e oportunidades de melhoria nos programas de residência dos hospitais universitários. Dentre os 41 participantes, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) ficou em 5º lugar no ranking nacional, com a nota geral de 7,52. Além disso, o Hospital obteve 81,5% de satisfação geral com o campo de prática.

Foram analisados diversos quesitos, divididos em infraestrutura, serviços ofertados e formação profissional. Neste ano, foram registradas 4.099 respostas em 41 hospitais, uma adesão de 52,1% de participantes, número 21,4% maior que os 42,9% do ano passado. Dentre os participantes, 70,1% estão satisfeitos com os Hospitais Universitários Federais (HUFs) como campo de prática. Já 52,9% dos respondentes atribuíram notas entre 8 e 10 aos HUFs, porcentagem 28,3% maior que os 41,2 atribuídos em 2022.

Para o gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Eurico Lôbo, o 5º lugar no ranking nacional é resultado de um trabalho comprometido e competente que vem sendo feito pela equipe da GEP. “Os setores e unidades vêm trabalhando de forma orgânica para dar transparência, resolutividade e propondo ações para a melhoria do ensino e da formação como um todo, por meio de cursos e treinamentos com residentes, preceptores e professores”, disse ele.

Eurico Lôbo apontou ainda que outra ação responsável por esse desempenho foi a ampliação dos investimentos em infraestrutura. “Além disso, outra ação motivadora para esse resultado foi o investimento que fizemos para a melhoria d infraestrutura física, de equipamentos e de gestão, o que resultou em uma melhora significativa nos indicadores. Então, essas ações de melhorias de infraestrutura, organicidade e equipamentos proporcionou essa melhora dos indicadores”, destacou.

Ele também falou sobre a importância desse resultado para o Hospital Universitário da Ufal. “A importância disso para o Hupaa é saber que essa conquista é resultado de muito trabalho e esforço coletivo e que essas ações devem ser continuadas e aperfeiçoadas. O processo formativo é dinâmico, devemos sempre estar atualizados na busca da excelência acadêmica”, enfatiza o gerente de Ensino e Pesquisa”, complementou Eurico Lôbo.

Já a chefe do Setor de Gestão do Ensino, Mônica Assunção, destaca que a nota da pesquisa de satisfação dos residentes foi recebida com bastante felicidade. “Estamos entre os 5 melhores hospitais avaliados pelos residentes. Atribuímos o feito ao empenho da Gerência de Ensino e Pesquisa junto aos demais setores do HU, assim como a implantação do programa de qualificação das residências e as reformas dos espaços destinados a repouso dos residentes que iniciaram em 2023 e que serão concluídas em 2024”, reforçou.

Os resultados do quinto e dos demais ciclos da Pesquisa de Satisfação do Residente estão disponíveis aqui e aqui.