Desigualdades educacionais em Alagoas são tema de debate em evento na Ufal

Seminário acontece nos dias 4 e 5 de março e tem inscrições gratuitas
Por Manuella Soares - jornalista
02/02/2024 13h40 - Atualizado em 19/02/2024 às 11h47

O Instituto de Ciências Sociais da Ufal (ICS) vai sediar o 1º Seminário Estadual sobre Desigualdades Educacionais em Alagoas. O evento de extensão será realizado nos dias 4 e 5 de março e é voltado para os alunos da Univerdade, com inscrições via sistema acadêmico Sigaa.  

A organização do Seminário é do Laboratório de Estudos sobre Desigualdades Educacionais em Alagoas (Lades) e conta com apoio do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS). Os participantes receberão certificado e poderão utilizar a atividade como carga horária complementar. 

A programação do primeiro dia inicia às 14h, no auditório Paulo Décio (ICS) com a abertura solene seguida de uma mesa-redonda que, entre as abordagens, vai tratar sobre a reprodução das desigualdades sociais no Enem, a organização e o financiamento da educação básica, além dos desafios da gestão orçamentária para o setor. Os convidados para o debate mediado pelo professor Elder Maia são Jailton Lira, Renato Miranda e Cristiano Bodart. 

Já no dia 5 de março a professora Jusciney Santana vai ministrar a palestra Desigualdades étnico-raciais e sociais: os desafios persistentes na educação brasileira. A atividade começa às 13h30 no auditório do ICS e terá transmissão on-line. 

O tema também será aprofundado com a segunda mesa da programação, que conta com a participação de Júlio César Gaudêncio, Welkson Pires e Arione Pontes. Os debatedores vão levar questões relacionadas a juventudes, Novo Ensino Médio e ensino em tempo integral.  

A palestra do professor Wilber Nascimento, às 18h, traz uma temática importante: A relação entre o efeito família e o efeito escola - o impacto do indicador de nível socioeconômico (INSE-INEP) no desempenho e aprendizagem dos estudantes da educação básica de Alagoas. 

E para encerrar a programação do Seminário haverá a mesa intitulada Os estudos de perfil dos estudantes do ensino superior em Alagoas: as chances de mobilidade social. Os convidados para o debate são José Dimas, Ítalo Góes, Rafael Francisco Alves e Elyson Wander, que vão apresentar trabalhos específicos com recortes da temática e colaboração dos professores Welkson e Júlio.