Arquitetura abre 20 vagas para a modalidade de aluno especial

Interessados podem realizar inscrição pelo Sigaa até o dia 22 de fevereiro
Por Deriky Pereira – jornalista
19/02/2024 16h04 - Atualizado em 26/02/2024 às 09h55

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que estão abertas as inscrições para 20 vagas referentes à modalidade de aluno especial com ingresso no semestre letivo de 2024.1 para cursos de mestrado e doutorado. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o próximo dia 22.

Conforme o edital, disponível em anexo no final desta página, para se inscrever o candidato deverá possuir título de graduação de nível superior em áreas afins ao Programa, estando ou não vinculados a outros programas de pós-graduação. Além disso, os interessados poderão se inscrever em até duas disciplinas eletivas ofertadas e serão oferecidas, no máximo, dez vagas por cadeira. Vale reforçar que a inscrição na categoria de aluno especial não configura vínculo com o PPGAU nem atribui titulação de mestre ou doutor.

Os documentos necessários para inscrição podem ser vistos no item 5, da primeira página do edital ou ainda na página de inscrição do Sigaa. Já o processo de seleção constará da avaliação do curriculum lattes do candidato por parte dos docentes das disciplinas escolhidas.

Disciplinas ofertadas

As disciplinas ofertadas para o semestre 2024.1 são: às segundas: Fundamentos de Iluminação Natural, das 13h30 às 16h (presencial); Tópicos Especiais Estatística Aplicada, das 18h20 às 21h (remota). Nas terças: Arquitetura, Usabilidade e Experiência do Usuário e Acústica Arquitetônica, ambas das 9h10 às 11h40, sendo a primeira, presencial e a segunda, híbrida por conta das práticas; Espaço e Poder, das 14h20 às 16h50 (presencial) e Tópicos Especiais: Tecnologia, Arquitetura e Sustentabilidade, das 18h às 20h (remota).

Às quartas-feiras, será a vez da disciplina Métodos de Concepção no Processo de Projetos, das 9h10 às 11h40; às quintas e no mesmo horário, Desempenho Térmico de Edificações. Já nas sextas-feiras, o PPGAU oferta Tópicos Especiais: Espaços Institucionais/Disciplinares e Tópicos Especiais: Processo de Verticalização Urbana das Capitais Nordestinas, ambas entre 14h20 e 16h50. Todas essas aqui citadas terão aulas ministradas de forma presencial.

Informações adicionais

O resultado final deverá ser divulgado na data prevista de 1º de março e as matrículas ocorrerão já na semana seguinte, entre os dias 5 e 7. Já as aulas terão início no dia 11 do mesmo mês.

Cabe reforçar que a oferta de cada disciplina citada anteriormente pode ser cancelada no semestre em curso caso não haja, no mínimo, cinco alunos regulares do PPGAU matriculados na mesma, podendo a oferta ser mantida a critério do docente.

Além disso, você pode conferir a ementa completa de cada disciplina no edital em anexo. Outras dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail: ppgau@fau.ufal.br ou ainda pelo telefone (82) 3214-1309.