Filhinhos da Mamãe: bloco carnavalesco tradicional sai nesta sexta (2)

Além do cortejo da boneca Mamãe, noite será marcada por apresentações culturais e concurso de fantasias
Por Maurício Santana - estudante de Jornalismo
30/01/2024 14h05 - Atualizado em 30/01/2024 às 14h07

Olha o Museu Théo Brandão aí, gente! Na noite de sexta-feira, 2 de fevereiro, a partir das 19h, o pátio do Museu Théo Brandão (MTB) será palco da concentração do tradicional bloco Filhinhos da Mamãe, que já integra as prévias carnavalescas de Maceió há mais de 40 anos.

Assim como nos anos anteriores, a boneca Mamãe estará presente animando seus filhinhos ao som das típicas marchinhas de carnaval. “Não conseguimos pensar na Boneca Mamãe sem pensar no Museu Théo Brandão, assim como não dá para fazer o carnaval do museu sem incluir a Mamãe. A intenção é realizar uma festa trazendo cultura, igualdade, diversidade e, é claro, muita alegria”, afirma a museóloga Hildênia Oliveira, diretora do museu.

De acordo com o professor Ronaldo de Andrade, coordenador do bloco, o Filhinhos da Mamãe surgiu na década de 1980, a partir da necessidade de um bloco carnavalesco em Maceió, pois os maceioenses preferiam viajar para outras capitais do Nordeste por falta de opção local. Passados todos esses anos, a Mamãe se tornou um dos símbolos mais tradicionais da festa na capital alagoana.

Para a festa de 2024, a programação conta com o tradicional Concurso de Fantasias Pedro Tarzan, e também com a apresentação do estandarte do homenageado deste ano, o pesquisador Francisco Reynaldo Amorim de Barros, autor do ABC das Alagoas, dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas.

Já para as apresentações musicais, o Filhinhos da Mamãe conta com: a Orquestra Frevo Temperado, vinda da histórica cidade de Penedo; a Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro, e o Maracatu Feminino Yá Dandara, de Maceió, que recentemente realizou um festival cultural também no pátio do Museu Théo Brandão. “Fazer parte disso é uma honra imensa para nós, mulheres batuqueiras, que vamos juntas tocando esse coletivo recém criado. Sentimos o prazer e a responsabilidade de participar desse momento tão importante para o coletivo, a cidade, o estado e a cultura como um todo”, exclama a musicista Dani Lins, coordenadora do Maracatu Yá Dandara.

O bloco segue concentrado no pátio do MTB até às 23h, quando a mamãe e seus filhinhos saem em cortejo com muita folia e diversão até o Museu da Imagem do Som de Alagoas (Misa), no bairro histórico do Jaraguá, ao som da Filarmônica Santa Cecília. Já no Misa, o artista Agélio Novaes inaugura sua exposição “Minha alma é colorida: pinturas carnavalescas”, com curadoria de Walter Karwatzki, que seguirá exposta até o dia 2 de março.

A diretora do Museu Théo Brandão enfatiza que o bloco Filhinhos da Mamãe é aberto a todos, e convida toda a população para fazer parte deste momento. “Tragam muito glitter, muita purpurina e, é claro, toda a irreverência e festividade do povo de Maceió. Vamos fazer juntos o bloco mais bonito dos últimos anos”, finaliza Hildênia Oliveira, reforçando o convite.