Casas de Cultura abrem mais de 400 vagas em cursos de línguas

Vagas são para todos os turnos em espanhol, inglês, francês, libras e português
Por Ascom Ufal
22/01/2024 16h05 - Atualizado em 22/01/2024 às 16h34

Estão abertas até o próximo dia 24 de janeiro, as inscrições para os cursos de espanhol, inglês, francês, libras e português, oferecidos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Faculdade de Letras (Fale) e as Casas de Cultura do Espaço Cultural.

Para inscrição, basta acessar os formulários disponíveis no edital para cada turma. Há vagas para todos os turnos, que serão preenchidas conforme ordem de recebimento das inscrições. Os alunos que não forem contemplados com uma vaga, poderão ser incluídos em lista de espera e serem convocados para os cursos em segunda chamada, se houver desistência ou não comparecimento à primeira aula de algum inscrito convocado para a primeira chamada.

Podem se inscrever pessoas a partir de 14 anos. De acordo com o edital que rege a seleção, não será permitida mais de uma inscrição por pessoa, ou seja, cada candidato poderá se inscrever em apenas um idioma, em um grupo prioritário e em uma turma.

No ato da inscrição, ao preencher o formulário, é obrigatório que o candidato envie os seguintes documentos: RG ou CNH; CPF, além de certificado de conclusão ou comprovante de matrícula em instituição pública de ensino (para candidatos de ensino básico que se enquadrem no grupo prioritário 1 – estudantes matriculados ou egressos de escolas públicas); e cópia do comprovante de matrícula atual ou da carteira de identidade funcional/contracheque (somente para estudante ou servidor da Ufal). No caso de pós-graduandos cotistas, declaração que comprove sua inserção na demanda, emitida pelo programa de pós-graduação em que se encontra matriculado.

Já os selecionados poderão conferir seu nome nas listas a serem publicadas na página das Casas de Cultura no Espaço Cultural no site da Fale/Ufal. No caso de haver segunda chamada, a lista será publicada no mesmo local.

Rematrícula

Para os casos de rematrícula, caso haja mais alunos aprovados no semestre anterior do que vagas na turma pretendida, terão prioridade os alunos com as maiores notas de aprovação. No caso de empate na nota, terão prioridade os com maior frequência e os pertencentes ao grupo prioritário.

Estudantes reprovados por nota não poderão se rematricular no semestre subsequente no mesmo nível, mas ficará em lista de espera, uma vez que terão prioridade de rematrícula os aprovados no semestre anterior. No caso das turmas de Básico 1, a prioridade de rematrícula será para os cursistas reprovados por nota no semestre anterior.

Sobre o programa

Os cursos oferecidos pelo programa Casas de Cultura no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas são projetos de extensão da Fale, que têm como objetivo a difusão das línguas espanhola, francesa, inglesa, portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de suas expressões culturais, visando contribuir com o ensino de línguas e com a expansão universitária plena e democrática. 

Mais informações no perfil do Instagram @casasdeculturaec. Confira o edital completo.