Doutorado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos abre 14 vagas

Candidatos podem se inscrever até o dia 21 de janeiro pelo Sigaa
Por Deriky Pereira – jornalista
15/12/2023 13h56

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para o curso de doutorado em Diversidade Biológica e Conservação dos Trópicos (PPGDIBICT) com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. São 14 vagas ofertadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital, podem participar os portadores de diploma de nível superior em curso de graduação e com curso de mestrado concluído (com certificado ou diploma de conclusão do mestrado), emitido por instituições oficiais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Concluintes também podem se inscrever, desde que apresentem documento que indique ata da defesa marcada da dissertação, que deve ser antes da data inicial de matrícula no doutorado.

Toda a documentação solicitada – que pode ser vista na íntegra no item 4 do edital disponível em anexo no final desta página – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados, e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais, impedirá o deferimento da inscrição. Não serão aceitos documentos impressos.

Sobre o processo seletivo

Das 14 vagas ofertadas para o curso de doutorado, sete serão destinadas à ampla concorrência e as demais ao sistema de cotas, sendo distribuídas da seguinte forma: três para negros (pretos ou pardos), uma para indígenas, uma para Pessoas com Deficiência (PcD), uma para pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis), refugiados ou assentados e uma para servidores da Ufal. As vagas, por sua vez, serão preenchidas por ordem de classificação dos candidatos aprovados.

Já o processo de seleção terá verificação dos documentos, avaliação do barema curricular, avaliação da proposta preliminar de pesquisa e avaliação oral, a ser realizada de forma presencial ou remota. Nesta avaliação, os candidatos devem apresentar, dentre outras coisas, domínio sobre a base teórica e conceitual para o desenvolvimento de pesquisas, capacidade de inter-relacionar ideias e conceitos nas linhas de pesquisa do curso, além de capacidade de expressão e explanação oral sobre o tema do projeto.

Informações adicionais

O curso, de conceito 5 na Capes, visa formar mestres e doutores acadêmicos em Ciências Biológicas na área de Biodiversidade, com foco interdisciplinar para atuar em atividades vinculadas ao planejamento, gestão, magistério e gerenciamento da conservação e uso dos recursos vivos, em ambientes naturais ou antropizados. Para isso, conta com as linhas de pesquisa em: Diversidade e Ecologia de Organismos Tropicais e Conservação e Manejo em Ecossistemas Tropicais.

O resultado final deve ser divulgado na data prevista de 27 de fevereiro e a matrícula, conforme anexo 2 do edital, deverá ser feita entre os dias 28 daquele mês e 1º de março. Já as aulas tem previsão de início para o dia 4 de março, de maneira presencial, na sede do PPGDIBICT, que fica no prédio do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Saiba mais detalhes sobre o processo seletivo no edital disponível em anexo. Você também pode escrever para ppgdibict.seleciona@gmail.com sem deixar de inserir, no título do e-mail, o assunto: Edital Doutorado. Ou ainda pode entrar em contato com o telefone: (82) 3214-1684.