Ufal abre inscrições para cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde

Interessados podem se inscrever até o dia 23 de dezembro por meio do Sigaa
Por Deriky Pereira – jornalista
23/11/2023 16h07 - Atualizado em 23/11/2023 às 16h08

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. No total, são ofertadas 47 vagas, sendo 23 para o mestrado e 24 para o doutorado, e os interessados podem se inscrever até o dia 23 de dezembro por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Conforme o edital, para o mestrado, podem se inscrever os portadores de diploma de nível superior e para o doutorado, podem se inscrever aqueles que tenham titulação de mestre. Em ambas as modalidades, os candidatos devem ter diploma ou certificados emitidos por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Concluintes também podem se inscrever, mas devem apresentar declaração assinada pela coordenação do curso com previsão de formatura antes da matrícula.

Além disso, toda a documentação solicitada – que pode ser vista na íntegra nas páginas 3 e 4 do edital em anexo no final desta página – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição do processo seletivo apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados sem rasuras e frente e verso quando necessário e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais impedirá o deferimento da inscrição. Não serão aceitos documentos impressos.

Sobre o processo seletivo

Das vagas ofertadas para o mestrado e para o doutorado, 20 serão para ampla concorrência e 27 para o sistema de cotas conforme Resolução nº 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni), distribuídas assim: dez para negros ou pardos conforme a Resolução nº 37/2022, cinco para pessoas trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis), refugiados ou assentados, quatro para indígenas, quatro para pessoas com deficiência e outras quatro para servidores da Universidade.

O processo seletivo será composto por três etapas: homologação das inscrições, análise do currículo (com nota mínima de 2,0 para mestrado e 3,0 para doutorado) e uma prova aberta, a ser realizada de modo presencial em local a ser divulgado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) sobre o projeto de pesquisa com nota mínima de 7,0 para aprovação. Todas as etapas citadas serão de caráter eliminatório.

Informações adicionais

O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado no dia 1º de março e o edital reforça que o candidato ao doutorado só poderá realizar sua matrícula institucional caso comprove que concluiu todas as exigências para concluir o Mestrado, incluindo a defesa da dissertação até o prazo final de matrícula, prevista para os dias 4 e 6 do mesmo mês.

Outras informações podem ser esclarecidas pelos e-mails: ppgcs@icbs.ufal.br ou selecao.ppgcs@icbs.ufal.br. Você também pode conferir outros detalhes no edital completo no final desta página.