Planejamento e gestão costeira em Maceió são tema de debate

Evento acontece em formato on-line na próxima terça-feira (21), com direito a certificado
Por Kariny Marinho - estudante de Relações Públicas
16/11/2023 16h19

Para debater o planejamento e a gestão costeira em Maceió. o projeto de extensão Saberes Ufal - Maceió Mar e Laguna, traz como convidada, na quinta e penúltima edição de 2023, a professora Rochana Lima. O evento acontecerá através de live ao vivo no perfil do @maceiomarelaguna, na próxima terça-feira (21), às 19h.

Segundo o professor Rubens Duarte, coordenador do projeto, o tema da noite trata da interferência da urbanização no espaço costeiro e o que isso representa para a região litorânea e para as diversas formações da linha de costa. "O bate-papo vai além das belezas que as praias expressam, é uma oportunidade de conhecer como se comporta este espaço tão desejado por muitos, no tocante às suas características geológicas e de ocupação urbana", diz.

Detentora de uma rica bagagem profissional, a convidada Rochana Lima é graduada em Geologia, com mestrado e doutorado em Geociências. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente em erosão costeira, sedimentologia, hidrogeologia e geografia e meio ambiente. É professora titular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e sanitária e do Programa de Pós Graduação em Geografia PPGG. Foi consultora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e superintendente de recursos hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/AL)

Para que os participantes obtenham certificado de três horas por live, as inscrições devem ser realizadas através do Sigaa. Caso o participante ainda não possua cadastro no Sigaa, é preciso clicar no link e em “Ainda não possuo cadastro”. Em seguida, preencher o formulário e aguardar o e-mail de confirmação. Ao recebê-lo, é preciso confirmar o cadastro.

Maceió Mar e Laguna

O perfil do Instagram existe desde abril de 2020 e tem como objetivo divulgar a temática do mar e da laguna Mundaú e sua relação com a cidade de Maceió, fundamentada em trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, e nas pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado sobre o tema, desenvolvidas pelo coordenador, e tendo como base também o seu livro Laguna de encantos e desencantos, publicado pela Edufal em 2023.