Evento que discute ciência em tempos sombrios começa dia 25

Esocite chega à 10ª edição e trará nomes como Ruha Benjamin, da Princeton University
Por Ascom Ufal
18/10/2023 16h16

Seguem abertas até o próximo dia 25 de outubro as inscrições para a 10ª edição do Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, uma atividade organizada a cada dois anos pela Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.BR).  O evento acontece de 25 a 27 deste mês no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/Ufal).

Esse será o primeiro evento da associação que será realizado no nordeste do país. “Estamos engajados em produzir um evento que reflita as preocupações sociais e nosso compromisso com o desenvolvimento da pesquisa em Alagoas para que possamos avançar na diversificação da produção do conhecimento atenta às especificidades e demandas regionais estimulando interdisciplinaridade e intercâmbios regionais, nacionais e internacionais”, explicam os organizadores.

O evento recebe Ruha Benjamin, da Princeton University; representantes do Ministério dos Direitos Humanos e ativistas, além de pesquisadores de todo o Brasil. Discutindo o tema “Ciência em tempos sombrios: descolonizando o pensamento e territorializando as disputas”, a programação destaca a reflexão sobre os usos e abusos sociais que vêm sendo feitos em nome da ciência, além de descortinar o lugar da investigação científica na legitimação de processos de dominação e submetimento parecem ser tarefas urgentes na e para a produção do conhecimento.

Saiba mais no site ou no perfil @esocite.br