Hospital Universitário entra na campanha do Agosto Dourado pela amamentação

Atividades acontecem durante todo o mês e ressaltam importância do leite materno
Por Ascom HU
08/08/2023 17h06 - Atualizado em 08/08/2023 às 17h25

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno (Smam) e em todo o mês de agosto, a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno ganham destaque em meio ao reconhecimento sobre a importância de incentivar à amamentação como uma prática essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês.

Com o objetivo de conscientizar, promover e apoiar essa prática tão fundamental para a saúde das crianças, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU/Ufal), mobilizou-se em torno da realização de vasta programação ao longo de todo o mês de agosto, focada na campanha de incentivo à amamentação e na temática da SMAM para este ano: “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

Esta semana está sendo realizado o evento “Lançamentos Comemorativos à Amamentação no HUPAA”, com o lançamento estadual do Selo Comemorativo ao Aleitamento Materno dos Correios e o lançamento editorial da revista Científica GEP News, com o tema “Aleitamento Materno”. Na oportunidade também haverá a apresentação sobre o 4º Congresso AMARmentar, e o lançamento da Política Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

Na sexta-feira, 11, haverá o “Curso de Segurança Alimentar no Manuseio de LH), iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, em parceria com o Banco de Leite do HU, tendo como palestrantes Rosângela Simões Gonçalves, doutoranda em Ciências da Saúde, e Luiz Carlos Bandeira, farmacêutico da Maternidade Santa Mônica.

Treinamento em serviço

Nos dias 14, 16, 17, 18 e 22 serão realizados treinamentos em serviço para colaboradores da Maternidade, com o tema “NBCAL, Ficha de avaliação da mamada, função da sala do aleitamento materno para mãe nutriz trabalhadora do HUPAA” (Prénatal, Pré-parto, Alcon e Unidade Neonatal), sendo desenvolvidos no Posto de Enfermagem do Pré-parto, Postos 1 e 2 da Maternidade, Utin, UCINCo e UCINCa.

A iniciativa terá como facilitadores membros da comissão IHAC. A programação prossegue nos dias 9, 21 e 30 de agosto com a atividade lúdica “Roleta da Amamentação”, que será desenvolvida na Maternidade, Pediatria e Unidade Neonatal, envolvendo usuários e profissionais da unidade hospitalar e tendo como facilitadores membros da comissão INAC.

Já nos dias 15, 23 e 30 de agosto será realizado o evento “Ação Socioeducativa sobre Direitos Trabalhistas da Mãe Nutriz Trabalhadora”, na Maternidade e na UCINCa (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru), tendo como facilitadora uma profissional da Assistência Social. O mês de incentivo ao aleitamento materno do HU finaliza no dia 30 de agosto com a realização do 4º Congresso AMARmentar “Amamentação: prática baseada em evidências”. O evento ocorre pela manhã no auditório geral da unidade hospitalar.

A programação no Hospital Universitário teve início na terça-feira, dia 1º, com ação de conscientização no hall de entrada da unidade, e prosseguiu na quarta-feira, 2, com a ação “Blitz da Amamentação”, na Unidade Neonatal e na Clínica Pediátrica, desenvolvida pelos estagiários de Fonoaudiologia, Nutrição e Enfermagem do hospital.

A SMAM

Em 2023, o tema da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) aborda a temática da mulher trabalhadora e tem os seguintes objetivos elencados: informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade; fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho com como ferramentas importantes para facilitar a amamentação; envolver as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; e conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.

Os hospitais da Rede Ebserh promovem as boas práticas da amamentação desde a formação de profissionais da saúde capacitados e sensíveis à importância do “alimento padrão ouro”, passando pelo atendimento direto a usuárias SUS (gestantes e puérperas) e aos seus recém-nascidos, até o apoio às próprias trabalhadoras lactantes.