Crianças lançam quarta edição do projeto Misturolândia

Livro tem histórias construídas em situações criativas, exclusivamente pelos pequenos autores
Por Janaina Farias – jornalista / Mitchel Leonardo - fotógrafo
21/08/2023 14h00 - Atualizado em 21/08/2023 às 16h39

Se já é legal ler histórias sobre galáxia, zumbi, igualdade racial, mundo mágico, romance, futebol, ansiedade, princesas, diário, aventuras, heroínas e jardim, imagina, então, quando essas histórias são escritas e produzidas por crianças? Esse mix de historinhas tem nome e vários sobrenomes: trata-se do Projeto Misturolândia, escrito por 18 crianças e que chega em sua quarta edição, lançada no espaço Café Literário no estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

Contendo histórias construídas em situações criativas, exclusivamente pelos pequenos autores, a nova edição de Misturolândia só foi possível com apoio de profissionais, pais e parentes e organizadores. Para o coordenador do projeto, professor Carlos Everaldo Costa, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), ser pai e mãe de escritores significa ser adulto, mas sem perder a essência da criança. “Chegamos a mais uma edição, mais um livro feito para estimular o despertar literário e a experiência entre elas”, conta.

Emocionada pela primeira produção de sua filhota, a mamãe de Malu Gonzales, escritora de 9 anos, Luana Gonzales, falou da importância dessa produção: “É muito gratificante para nós da família inteira. Só pelo fato de estar incentivando a leitura e a escrita dos nossos pequenos, nesse projeto tão bonito, que trabalha a criatividade das crianças de forma geral, é muito gratificante para gente”, vibrou.

A dona da história Aventura na Galáxia, escrita por Bianca Souza da Costa de 8 anos, disse que a parte da história que ela mais gostou foi quando a personagem desenhou o planeta no caderno. “A parte que eu mais gostei, foi quando ela pega o caderno e desenha Marte”, explicou, completando que sua historinha fala de três crianças que viajam para vários planetas com a intenção de visitar a lua para descobrir se a ela é feita de queijo.