Semana de Enfermagem de Arapiraca debate valorização do trabalho

Evento acontece entre os dias 17 e 19 de maio
Por Jacqueline Freire – jornalista
12/05/2023 15h13 - Atualizado em 13/05/2023 às 08h34

Entre os dias 17 e 19 de maio o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe a 15ª Semana de Enfermagem de Arapiraca (SENAr), que este ano, em consonância com a 84ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (ABEn), debate o tema central: “Valorização do trabalho em Enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem viver”.

O objetivo do evento é criar espaços para discussões e trocas de experiências entre docentes, pesquisadores, trabalhadores em Enfermagem, estudantes e a sociedade, para discutir a valorização do trabalho em Enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem viver, com base na historicidade, determinação social e constituição da Enfermagem e com isso fortalecer a prática de Enfermagem nos âmbitos da assistência, ensino, investigação, gestão, política e em outros cenários de atuação com ênfase nas diretrizes e princípios do SUS.

Para a professora Meirielly Holanda, coordenadora do evento, a iniciativa da SENAr tem se consolidado como um espaço de troca de saberes e experiências entre acadêmicos de diferentes períodos e profissionais da Enfermagem no âmbito da atenção primária municipal e assistência hospitalar de Arapiraca e região do agreste alagoano.

“Essa integração proporciona a ampliação de olhares e novos horizontes, da academia para a sociedade, e da sociedade para a academia. Fortalecendo, assim, a missão da nossa instituição no desenvolvimento técnico, científico e crítico social pela formação profissional de qualidade e integrada aos princípios norteadores do SUS”, avalia.

Enquanto espaço de troca de conhecimentos, a SENAr proporcionará a apresentação de trabalhos inéditos, evidências científicas baseadas em revisões de literatura e relatos de experiências exitosas conduzidos por acadêmicos e profissionais do serviço, obtendo nesta edição um recorde.

“Este ano, temos mais de 200 pessoas inscritas e mais de 100 trabalhos submetidos para serem apresentados de modo presencial, os quais seguem os eixos: Ação política da Enfermagem para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das iniquidades sociais; Sustentabilidade das políticas públicas para redução de desigualdades e bem viver; e Sustentabilidade da Enfermagem com ênfase no fortalecimento ético, estético, técnico, político e científico necessários à luta pela valorização e reconhecimento social da Enfermagem”, completa a professora.

O evento acontece de forma presencial, podendo, eventualmente, dispor de atividades e minicursos em formato totalmente remoto. As atividades coletivas: apresentações dos trabalhos, palestras, minicursos e exposição das atividades desenvolvidas por Ligas Acadêmicas do Campus, acontecerão no Auditório Central, mini-auditório e salas do Complexo de Ciências Médicas e Enfermagem (CCME) do Campus da Ufal em Arapiraca.

A organização do evento é de responsabilidade dos alunos do 9º período de Enfermagem, com a contribuição de alunos dos demais períodos do curso e sob orientação dos professores do curso de Enfermagem de Arapiraca.

Mais informações e inscrições no site.